Ana Paula Paixão

A Santa Casa Montes Claros apresentou na última sexta-feira (05), a reforma do Pronto Socorro Padre Janjão, que passou por uma ampla obra de modernização e humanização. A solenidade contou com a presença de autoridades, imprensa, profissionais da saúde e convidados, marcando mais um avanço na assistência hospitalar oferecida à população da macrorregião norte do estado de Minas Gerais. Segundo o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, o novo espaço reforça a missão da instituição de oferecer atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor. “Estamos entregando um pronto socorro revitalizado, com estrutura moderna e ambientes mais acolhedores. Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade para pacientes e acompanhantes, além de melhores condições de trabalho para nossas equipes”, afirmou.

Maurício destacou a dimensão da atuação da unidade. “O Pronto Socorro da Santa Casa é referência para mais de 86 municípios e realiza, em média, 29 mil atendimentos por ano. Desse total, mais de quatro mil correspondem a crianças e adolescentes, o que reforça nossa importância também na pediatria. Já os atendimentos de adultos ultrapassam 24 mil casos anuais, que vão desde situações clínicas até os quadros de maior gravidade”, explicou. Os números refletem a complexidade dos serviços. “Somos referência em casos críticos, como traumas maiores e traumas cranioencefálicos, que somam mais de 1.200 atendimentos por ano. Também recebemos cerca de 750 casos de AVC anualmente, o que mostra o papel fundamental da Santa Casa na urgência e emergência de toda a região”, acrescentou.

O superintendente ressaltou ainda o esforço coletivo. “Esses resultados são fruto da dedicação de uma equipe multiprofissional com mais de 150 colaboradores e mais de 120 médicos atuando em escalas 24 horas em nossa urgência/emergência. Cada vida atendida aqui carrega a marca do comprometimento e da humanização que fazem parte da nossa história.” Maurício lembrou que a entrega acontece em um momento especial. “Estamos celebrando os 154 anos da Santa Casa Montes Claros e poder entregar essa obra neste mês é motivo de muito orgulho. Reafirmamos, mais uma vez, nossa missão de salvar vidas e servir à população com excelência”, completou.

Na ocasião, ele fez questão de agradecer o apoio do Ministério Público e da Prefeitura. “Quero deixar um agradecimento especial à promotora Renata de Andrade Santos, da Coordenadoria Regional da Saúde do Norte de Minas; ao promotor Rodrigo Wellerson Guedes Cavalcante, da Saúde de Montes Claros; e ao prefeito Guilherme Guimarães, que são parceiros fundamentais da Santa Casa Montes Claros”, finalizou.