Ana Paula Paixão


A Santa Casa Montes Claros realizou, no dia 29 de setembro, uma Aula Especial de Atualização sobre a Abordagem da Dor Torácica, reunindo médicos, residentes e profissionais do pronto socorro, que atende pacientes SUS. O encontro teve como objetivo atualizar os conhecimentos sobre o Protocolo de Dor Torácica (Diretriz SBC 2025), documento que traz as mais recentes recomendações diagnósticas e terapêuticas para emergências cardiovasculares.


Durante a capacitação, foram discutidos fluxos de atendimento, métodos de estratificação de risco rápido e a importância da tomada de decisões ágeis, baseadas em evidências científicas, no manejo da síndrome coronariana aguda. A iniciativa reforça a preocupação da instituição em manter sua equipe atualizada e preparada para responder com excelência às situações de emergência.


Para o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a atualização constante é fundamental para garantir qualidade e segurança aos pacientes atendidos. “Nosso pronto socorro é uma referência como porta aberta 24 horas para todo o norte de Minas. Estamos sempre investindo em atualização, capacitação e tecnologia para oferecer acolhimento, qualidade e segurança em cada atendimento”, destacou.


Além da aula inaugural sobre dor torácica, outras capacitações já estão programadas, dando continuidade ao ciclo de estudos com base nas novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC):

  • 27/10/2025 – Crise Hipertensiva e Hipertensão Arterial (Diretriz SBC 2025)

  • 24/11/2025 – Síndrome Coronariana Crônica (Diretriz SBC 2025)

  • 26/01/2026 – Fibrilação Atrial (Diretriz SBC 2025)