Santa Casa de Montes Claros

Em 21 de setembro de 1871, por meio da lei n° 1776 do Governo da Província de Minas, por iniciativa do Dr. Carlos Versiani e do Cônego Antônio Gonçalves Chaves, institui-se a Irmandade Nossa Senhora das Mercês da Santa Casa Montes Claros, que foi acolhida canonicamente pela Igreja Católica em 19 de janeiro de 1878, por ato do Dom João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina.

A Santa Casa Montes Claros é considerada o maior hospital do Norte de Minas. Com 151 anos de história, a Instituição, que foi a primeira Santa Casa no Brasil a receber o Selo ONA Nível III da Organização Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, preza pela qualidade e humanização no atendimento de todos que a buscam.

Dos 405 leitos disponíveis, 80% são destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Assim, somam-se mais de 100 mil procedimentos por mês - ou seja, mais de 1,5 milhões de atendimentos por ano.
Descrição do Negócio e Porte

A Santa Casa Montes Claros é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Dos 423 leitos disponíveis, 290 deles são destinados ao Sistema Único de Saúde - SUS. Em virtude da quantidade de cidades em que o hospital é referência em atendimento de alta complexidade (86 municípios), a Santa Casa Montes Claros chega a realizar mais de 1,5 milhões de atendimentos por ano.

O hospital não mede esforços para buscar recursos e investimentos na ampliação da estrutura física e humana. Por esse motivo, a Instituição está à frente de projetos inovadores que visam à modernização do seu atendimento como um todo. Esta busca tem o objetivo de aprimorar e oferecer tratamentos de ponta para os moradores de Montes Claros e toda a região norte-mineira.

Além do atendimento porta-aberta 24h via Pronto Socorro (SUS) e Pronto Atendimento (convênio/particular), o hospital é referência nas áreas:

- Análise de Patologia e Citologia
- Anestesiologia
- Bioquímica
- Cardiologia
- Cardiologia Pediátrica
- Cirurgia Cabeça e Pescoço
- Cirurgia Cardíaca
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Oncológica
- Cirurgia Pediátrica
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Transplantadora de Fígado e Rins
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Vascular (Angiologia)
- Clínica Médica
- Dermatologia
- Endocrinologia
- Endoscopia e Gastroenterologia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Ginecologia
- Hematologia
- Infectologia
- Mastologia
- Nefrologia
- Neurologia
- Neurorradiologia Endovascular
- Nutrição - Obstetríci
- Odontologi
- Oftalmologia
- Oncologia Clínica
- Oncologia Pediátrica
- Ortopedia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pneumologia
- Proctologia
- Psiquiatria
- Radiologia
- Radioterapia
- Urologia
- Terapia Ocupacional

A Santa Casa Montes Claros também conta com serviços que têm foco na sustentabilidade da Instituição. São eles:

- Radialis
- Oncocenter
- Vacine
- Hospital do Rim de Montes Claros
- CardioMinas
- Santa Casa Olhos
- Santa Casa Medicina Hiperbárica
- Santa Casa Laboratório
- Santa Casa Serviço de Imagem
- Santa Casa Memorial
- Santa Casa Fonoaudiologia
- Santa Casa Check-up
- Santa Casa Coração
- Santa Casa Pré-natal
- Centro Médico Dom José Alberto Moura
- Centro de Diagnóstico e Terapia Endovascular

Diretrizes Organizacionais

A Santa Casa Montes Claros, em virtude da magnitude de sua abrangência e dos diversos públicos que atende, destaca e reavalia em seu planejamento estratégico metas e objetivos para alcançar a satisfação de seus clientes, bem como seus colaboradores, corpo clínico e fornecedores.

Dessa forma, o hospital é pautado pelas seguintes diretrizes organizacionais:

Missão

Ofertar serviços em saúde. Com excelência e sustentabilidade, cultivando o espírito acolhedor e a ética cristã.

Visão

Ser referência nacional pela excelência em assistência em saúde com ênfase em: comprometimento, humanização, tecnologia e autossustentabilidade.

Valores

- Ética
- Comprometimento
- Humanização
- Profissionalismo
- Responsabilidade Social
- Segurança
- Transparência

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

Objetivo:

A Política de Comunicação da Santa Casa Montes Claros tem como objetivo trabalhar e difundir os valores, princípios, diretrizes, normas, fluxos e posturas éticas e sustentáveis que a Instituição preza como essenciais e necessárias para o planejamento e desenvolvimento das ações, estratégias e metas do hospital.

Através de seus canais de comunicação, tanto para o público interno, quanto externo, a Instituição tem em vista a integração e interligação dos diversos públicos da organização para alcançar os objetivos traçados em planejamento e, ao mesmo tempo, consolidar a imagem da Instituição como referência no que norteia a visão, missão e valores.

Dessa forma, a Política de Comunicação da Santa Casa Montes Claros tem como foco promover e orientar os relacionamentos das partes interessadas, buscando envolvê-las na melhoria do desempenho Institucional perante os públicos internos e externos.

Diretrizes:

- Públicos (clientes)

- Estratégico
- Comunicar aos pacientes, acompanhantes, Corpo Clínico e Corpo Laboral, o conjunto de princípios, valores, posturas e diretrizes que a Instituição adota.
- Imagem Institucional
- Comunicar e orientar pacientes, acompanhantes, Corpo Clínico e Corpo Laboral, sobre fluxos e processos adotados no hospital que envolve situações de posicionamento do hospital perante a mídia, redes sociais e sociedade como um todo.

- Envolvimento

Envolver a sociedade, os colaboradores, os médicos e os fornecedores no cumprimento dos projetos, valores, posturas e diretrizes definidos pela Instituição, objetivando as diretrizes que englobam a visão, missão e valores.

- Divulgação

Utilizar os meios próprios de canais de comunicação e mídia espontânea (TV, rádio, web sites jornalísticos, redes sociais pertinentes - influencers, objetivando manter a imagem positiva da Santa Casa Montes Claros em relação às partes interessadas, reforçando a marca, a identidade, a reputação e o reconhecimento como Instituição de referência como Pilar da Saúde no Norte de Minas Gerais.

- Comunicação Interna

Utilizar os meios próprios de canais de comunicação de Comunicação Interna com o intuito de informar ações, processos e fluxos pertinentes aos públicos: Corpo Clínico, Corpo Laboral e demais prestadores de serviços como prestadores terceirizados e fornecedores.

De forma ética, utilizar os meios próprios de canais de comunicação disponíveis nos momentos de crise com foco na transparência da informação preservando a imagem e segurança dos pacientes, colaboradores como um todo e imagem da Santa Casa em si.

Orientações, processos e responsabilidade:

- Setor de Comunicação e Marketing

Responsável por toda a parte Publicitária, Institucional, Jornalística, Endomarketing e Gerenciamento de Crise envolvendo marca/imagem da Santa Casa Montes Claros.

- Criação, avaliação e aprovação de peças gráficas e conteúdos diversos.
- Gerenciamento, desenvolvimento e alimentação dos canais internos (Santa Casa e Você, Display, TV Corporativa, Painel Informativo, Comunicado MV, Email Marketing, Caro Doutor e Você Sabia) e externos de comunicação (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e Site).
- Autorização de Fotografia de Partos (fluxo específico).
- Avaliação, autorização e liberação de imagens diversas envolvendo a Instituição, bem como seus colaboradores - levando em consideração a LGPD e demais orientações dos conselhos das profissões assistenciais que atuam no hospital em relação às normativas éticas publicitárias/jornalísticas.

- Assessoria de Imprensa

- Gerenciamento e monitoramento de crises.
- Posicionamento perante imprensa e demais meios de comunicação.
- Criação de conteúdo jornalístico.
- Relacionamento com a imprensa.

- Setor Ouvidoria

Responsável por demandas da Ouvidoria e Canal Direto.

- Setor Call Center

Responsável por atendimento e direcionamento geral dos clientes internos e externos.

- Comitê Lei Geral de Proteção de Dados

Responsável por difundir, treinar, atualizar, fiscalizar, acompanhar, entre outros, processos relacionados à segurança de dados.