PROCEDIMENTOS DE INTERNAÇÃO

No ato da internação, o paciente receberá uma pulseira de identificação de cor branca com seu nome completo e número de identificação hospitalar. Essa pulseira tem o objetivo de proporcionar a devida segurança ao paciente.

Outras cores de pulseira também são adotadas para a segurança do paciente:


• Azul: identifica pacientes com risco para queda.
• Rosa: identifica pacientes gestantes de alto risco.

 

  1. Documentos que o paciente deve ter em mãos para a internação:

• CPF, RG ou Carteira de Habilitação (em que conste o CPF e o RG) do paciente.
• Certidão de Nascimento dos menores de idade que não possuem RG.
• Formulário de Plano Terapêutico fornecida pelo médico, com data, carimbo e assinatura.
• CPF e RG do responsável pelo paciente.


Os pacientes devem ter, além dos documentos acima, as documentações específicas conforme categoria:


> Internação convênio:
O associado e/ou seu responsável deverão apresentar mais os seguintes documentos:
• Cartão do convênio.
• Guia de solicitação de internação, com diagnóstico, CID, código AMB e nome do procedimento, carimbo e assinatura do médico.
• Autorização do convênio para a internação e para uso de materiais e medicamentos especiais, se existirem.

> Internação particular:
O paciente e/ou seu responsável deverá realizar, no ato da internação, , como antecipação de pagamento, um depósito em dinheiro.

 

CONTAS HOSPITALARES

Paciente particular:
1. Qualquer informação sobre a situação da conta hospitalar deverá ser solicitada ao setor de Altas / Contas de Particulares, localizado no térreo.
2. Sempre que necessário será solicitado depósito para complementação de cobertura das despesas já efetuadas.
3. A conta hospitalar deverá ser totalmente pago no momento da alta.
4. Os honorários médicos e de fisioterapia são fixados e cobrados pelos próprios profissionais e seus auxiliares, sem interferência da Santa Casa.

Paciente convênio:
Valores referentes a procedimentos, exames e itens não cobertos pelo convênio deverão ser pagos no momento da alta.


SERVIÇO DE HOSPITALIDADE
O serviço de hospitalidade destina-se a acompanhar o paciente e familiares durante todo o período de internação, passar instruções de segurança e esclarecimento sobre os procedimentos internos, facilidades dos apartamentos e informações sobre serviços existentes no hospital. O profissional de hospitalidade visita todos os pacientes da Santa Casa dentro de um período de 24 horas desde o momento da internação.


ALTA
1. Após assinatura da alta pelo médico, o paciente e o seu responsável, deverá aguardar no aposento o contato do Setor de Altas.
2. O vencimento da diária em apartamento ocorre às 12 horas.
3. Existe uma tolerância máxima de 2 horas para liberação da acomodação após o horário da efetivação da alta médica.

 

TRANSFERÊNCIA

 Transferência para outro hospital: Quando solicitado por desejo do próprio paciente ou dos familiares, somente ocorrerá mediante a liberação do médico.

Transferência Interna: Sempre que o paciente necessitar de transferência para UTI, o leito por ele ocupado deverá ser liberado. Ao receber alta da UTI, o paciente terá à disposição um novo leito.

 

REFEIÇÕES

As dietas dos pacientes serão prescritos pelo médico assistente e pela nutricionista. As refeições para os pacientes serão servidas a partir dos seguintes horários:

Desjejum.............................7h
Almoço................................11h
Lanche................................14h
Jantar..................................17h30 
Ceia....................................20h

* Os acompanhantes que quiserem fazer suas refeições no Hospital deverão encomendá-las à equipe de nutrição, que passará no leito, oferecendo o serviço. Caso a internação se dê após o horário da passagem da equipe do SND pelo quarto, entrar em contato com os seguintes ramais: Cozinha 2047. As refeições dos acompanhantes que não forem cobertas pelo convênio serão cobradas na alta do paciente.


A lanchonete, que se encontra no pátio central do hospital, é um serviço terceirizado e atende no ramal 2285.


Não é permitido trazer alimentos para o paciente sem autorização do médico ou da nutricionista.

 

ACESSO AO HOSPITAL 

Para garantir uma estadia segura, é importante que pacientes e familiares sigam as orientações exigidas pela Santa Casa.

 

Confira a Cartilha de Acesso aqui: