Ana Paula Paixão

A Santa Casa Montes Claros segue avançando na oferta de um atendimento cada vez mais humanizado e tecnológico aos seus pacientes. O hospital acaba de adquirir um novo equipamento de fisioterapia destinado ao cuidado de pessoas em tratamento oncológico, ampliando as possibilidades de reabilitação e alívio da dor. A inovação é a Neuromodulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS), também conhecida como Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC). “Trata-se de um tratamento não farmacológico que tem se mostrado eficaz e seguro para pacientes que sofrem com neuropatia e dores decorrentes do tratamento oncológico”, explica o fisioterapeuta do Ambulatório Oncológico da Santa Casa, Rodrigo Neves.


A primeira paciente já realizou o procedimento na instituição, que passa a ser o único serviço de Montes Claros e região a disponibilizar esse tipo de tratamento pelo SUS. De acordo com Rodrigo “o método consiste na aplicação de correntes de baixa intensidade no cérebro, com sessões que duram cerca de 20 minutos. Estudos demonstram que a ETCC, quando aplicada em pontos específicos, entre 2 a 5 sessões, pode reduzir significativamente a dor intensa e gerar efeitos positivos a longo prazo, especialmente em pacientes oncológicos cirúrgicos”.


Para o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva o investimento reflete a missão do hospital de unir tecnologia de ponta com cuidado humano: “Esse é mais um passo importante para oferecer aos nossos pacientes alternativas modernas, seguras e acessíveis de tratamento, sempre com foco na qualidade de vida e no acolhimento humanizado”, destacou.