Ana Paula Paixão

A Santa Casa Montes Claros promoveu, entre os dias 22 e 26 de setembro, uma série de atividades em referência ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos. A programação fez alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, e reforçou o papel da instituição como referência no tema em todo o norte de Minas. Desde 1993, a Santa Casa realiza transplante de órgãos, tendo alcançado números expressivos ao longo de sua trajetória: 1.197 transplantes renais, sendo 68 somente em 2024; mais de 250 transplantes de fígado; 73 de medula óssea; 06 de pâncreas, além dos procedimentos de transplante de córnea.


A abertura da programação ocorreu nos dias 22 e 23/09, das 7h às 8h, com uma apresentação musical na área do caixa eletrônico. Paralelamente, entre os dias 22 e 26/09, a exposição Setembro Verde foi realizada na Área de Convivência Dr. Paulo Denucci, levando informação e sensibilização sobre o tema a pacientes, colaboradores e visitantes. Nos dias 24 e 25/09, o “Big Fone” mobilizou o público em dois turnos (09h às 11h e 14h às 16h), com dinâmicas e sorteio de brindes. Já no dia 26/09, o CDH sediou as palestras e o Cine Setembro Verde, com atividades voltadas às equipes assistenciais e administrativas da instituição.

A primeira palestra apresentou os indicadores relacionados ao preenchimento de formulários e AIH, seguida da premiação destinada aos colaboradores da equipe assistencial, sob a condução da Equipe CIHDOTT. Na sequência, a palestra “Doação de Órgãos” foi ministrada pelo Dr. Carlos Rafael Monção, reunindo profissionais da área administrativa e assistencial. “Com a iniciativa, a Santa Casa reforça o compromisso histórico com a doação e o transplante de órgãos, destacando a importância da solidariedade e do engajamento social para salvar vidas”, parabenizou o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva.