Ana Paula Paixão
Um estudo conduzido por especialistas brasileiros foi recentemente publicado na Neuroradiology, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo na área – classificada como uma revista Q1, que são as que ostentam os mais altos postos e, portanto, as que recebem mais reconhecimento e fama em suas classificações uma vez que no ano da sua avaliação, obtiveram as melhores e mais numerosas referências de suas publicações.
Entre os profissionais está o neurocirurgião da Santa Casa Montes Claros, Dr. Luís Gustavo Biondi que explica que o artigo publicado apresenta uma abordagem inovadora e desafiadora para o tratamento de fístulas carotídeo-cavernosas, uma condição rara e complexa que pode comprometer seriamente a visão e o sistema nervoso.
“Trata-se de um caso raro e especialmente desafiador. A paciente reportada apresentou uma fístula, que é uma comunicação direta entre uma artéria e uma veia, envolvendo a artéria carótida e o seio cavernoso, respectivamente. Essa comunicação anormal faz com que o sangue, que iria para o cérebro, se desvie para a fístula, reduzindo a oferta de oxigênio e nutrientes, causando sintomas neurológicos potencialmente graves e, em alguns casos, irreversíveis. Além disso, essa fístula também dificulta a drenagem sanguínea cerebral e dos olhos levando a sintomas como inchaço na região dos olhos, dificuldade para movimentá-los e até alterações cognitivas, caso o tratamento não seja realizado corretamente e no tempo certo ”, explica Dr. Biondi.
A complexidade deste caso se dá pela importância das estruturas envolvidas e pelo complexo de veias responsável por uma parte da drenagem venosa do cérebro. A pesquisa relata um caso desafiador em que a técnica tradicional de embolização não foi viável devido à anatomia desfavorável da paciente. Diante disso, os especialistas optaram por uma solução inovadora: o acesso transorbital, utilizando a punção direta da veia orbitária superior para alcançar o ponto fistuloso no seio cavernoso e realizar o procedimento com sucesso.
“Tentamos fazer a embolização da fístula pela via tradicional, ou seja, realizando um cateterismo pela veia femoral e ascendendo até o ponto fistuloso. O procedimento não foi possível dessa maneira, pois a paciente apresentava uma anatomia desfavorável. Decidimos fazer uma punção direta da veia orbitária superior, a qual dá acesso ao seio cavernoso (local onde a fístula se encontrava). Fizemos a punção e cateterismo da veia, pela qual passamos um microcateter e atingimos o ponto fistuloso. Logo após, injetamos um agente líquidoembolizante”, relata o neurocirurgião.
O estudo não apenas descreve essa estratégia pouco convencional, mas também apresenta um passo a passo detalhado do procedimento, incluindo uma revisão da literatura global sobre o tema. Com isso, os autores esperam contribuir para a ampliação das opções terapêuticas em casos semelhantes, oferecendo um novo caminho para médicos que enfrentam dificuldades com a abordagem tradicional.
Para o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, “a publicação reforça a importância da personalização no cuidado médico e o avanço das técnicas minimamente invasivas na neurocirurgia. Mais do que um caso bem-sucedido, trata-se de um marco no desenvolvimento de soluções para desafios anatômicos e tecnológicos na área da neurorradiologia intervencionista”, disse.
Além do Dr. Luis Gustavo Biondi, também fazem parte do estudo os médicos Filipi Fim Andreão, Felipe Salvagni Pereira, Dmitriy Sergeyevich Korotkov, Luis F. Fabrini Paleare, Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata e Leandro Assis Barbosa. Confira o artigo original aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s00234-025-03545-w
______________
Foto Divulgação Santa Casa Montes Claros
Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros / jornalismo@santacasamontesclaros.com.br / 38 3229-2205 / Plantão: 38 98834-1267
Santa Casa Montes Claros: http://www.santacasamontesclaros.com.br/site/
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/santa-casa-montes-claros
Instagram: @santacasademontesclaros
Facebook: @santacasamontesclaros
YouTube: https://www.youtube.com/c/SantaCasaMontesClaros