Na tarde de hoje, 22, a Santa Casa de Montes Claros recebeu a visita do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (NOVO). Representando a diretoria do hospital, o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva falou da importância da Instituição para a região e sobre os impactos financeiros que atingiram a Santa Casa devido a situação de pandemia pelo novo coronavírus. "O hospital é o maior da macrorregião norte-mineira, sendo referência em atendimento de média e alta complexidade.

Por ano, realizamos aproximadamente um milhão e meio de atendimentos e somos a principal porta de urgência e emergência regional", ressalta. Maurício Sérgio explicou ainda que, diante do contexto de enfrentamento a COVID-19, o hospital vem sofrendo sérios impactos na regularidade do funcionamento da Santa Casa. " Temos débitos acumulados junto a bancos e fornecedores. Nos deparamos ainda com a redução de oferta de vários insumos. Além disso, inúmeros medicamentos e materiais tiveram o custo elevado por conta do coronavírus", complementa.

Atualmente, a Santa Casa de Montes Claros conta com 425 leitos, sendo 332 dedicados ao atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês, a instituição hospitalar, que é filantrópica, realiza mais de 100 mil procedimentos. De acordo com o provedor, Gilson Veloso, "apesar das suspensões de vários atendimentos, entre eles os atendimentos eletivos, o hospital vem se empenhando em manter seu pleno funcionamento".

Na oportunidade da visita do vice-governador, a direção pleiteou o valor de três milhões de reais para custeio de despesas mais urgentes do hospital. Acompanharam a visita o senador Carlos Viana (PSD), o deputado Arlen Santiago (PTB), o vice-prefeito Adauto Marques (PSD), o Arcebispo Dom João Justino e autoridades regionais.