Por Ana Paula Paixão

Entre os dias 22 e 25 de junho, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) da Santa Casa de Montes Claros ministra treinamento para os profissionais de enfermagem do hospital. Com o tema "Terapia Nutricional", a enfermeira Thalita Alves explica que o foco da iniciativa é a atualização da equipe de enfermagem. "Nossa meta é reforçar junto a eles quanto às boas práticas na Terapia Nutricional, garantindo uma assistência de qualidade e segura aos nossos pacientes", diz. 

De acordo com ela, o momento também permite uma aprimoração em relação aos conhecimentos no que diz respeito à Terapia Nutricional Enteral, Parenteral e Suplementos; uma vez que são repassadas as atualizações dos protocolos e fluxogramas institucionais. Além disso, são sanadas possíveis dúvidas das equipes, esclarecendo e fortalecendo a importância da Terapia Nutricional no ambiente hospitalar.


Thalita ressalta que "a nutrição é a arte de alimentar vidas". Quando o paciente está internado, ele precisa de cuidados especiais com a alimentação. Na Santa Casa de Montes Claros, cada paciente passa por avaliação nutricional. Dessa maneira, é possível definir qual tipo de dieta será fornecida a ele: oral, enteral ou parental. Essa dieta e a forma como o alimento deve ser preparado segue critérios específicos. 

"A dieta no ambiente hospitalar pode ser dividida em oral (quando o paciente consegue alimentar-se através da boca), enteral (alimento oferecido em forma líquida quando o paciente não pode ingerir alimentos sólidos por via oral) ou parenteral (quando a dieta é administrada por via intravenosa). Assim, a meta da terapia nutricional é manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, reduzindo o risco de desnutrição, auxiliando na cicatrização de feridas e, consequentemente, diminuindo o tempo de permanência hospitalar", explica.

Fotos Kamila Soares