Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, participou do Webinário da Helthcare TALKS. O evento, 100% online, foi promovido pelo Grupo Mídia. Com o tema "Saúde Pública e Saúde Privada: um diálogo a ser fortalecido”, a iniciativa teve como objetivo discutir sobre a contribuição dos hospitais filantrópicos em relação à pandemia, impactos e possíveis soluções para a saúde suplementar, pública e privada.

O superintendente da Santa Casa Montes Claros levantou questões como a falta de leitos existente no Brasil, subfinanciamento do Sistema único de Saúde (SUS), integração do SUS com a saúde privada, entre outros assuntos. "O SUS é maravilhoso, porém, com inúmeras fragilidades. A pandemia tem reforçado essa realidade no país, que já estava em crise mesmo antes da COVID-19", ressaltou Maurício Sérgio.

Outro ponto abordado pelo gestor foi quanto à atuação das santas casas e hospitais filantrópicos. De acordo com ele, essas instituições atendem mais de 50% da população brasileira. Em se tratando do atendimento de alta complexidade, esse número chega a 70%", complementou. Outro dado importante para o qual ele chamou a atenção foi em relação à quantidade de municípios no país que contam com apenas um hospital para atendimento assistencial. "Em 960 cidades, temos apenas uma instituição filantrópica, ou seja, não existem hospitais 100% públicos nestas localidades", reforçou.

Para finalizar, Maurício Sérgio refletiu sobre o atual cenário. "A situação precisa ser usada como exemplo para que as políticas públicas sejam repensadas. Não é possível que depois de tantas mortes a saúde pública não passe a ser prioridade e as instituições priorizadas", encerrou.

Moderado por Fernando Torelly, CEO do HCor, o debate também contou com a participação do diretor-executivo da Associação Nacional de Hospital Privados (Anahp), Antônio Britto; do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira; e do presidente da Santa Casa de Juiz Fora, Renato Loures.

Por Ana Paula Paixão
Imagem: Reprodução Grupo Mídia