Ana Paula Paixão


A Santa Casa Montes Claros recebeu, nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, para uma reunião de alinhamento sobre investimentos estratégicos voltados para a criação de um novo Pronto Socorro no hospital, que já conta com uma unidade 100% SUS com capacidade física instalada para 15 leitos adulto e 5 pediátricos. 

Entre as pautas, o destaque foi o projeto de implantação da nova Torre Assistencial, um edifício de 16 andares que abrigará o novo Pronto Socorro da Santa Casa no segundo pavimento, ampliando a capacidade de 15 para 50 leitos adultos. A proposta visa mitigar o déficit de leitos e oferecer um atendimento mais ágil, seguro e humanizado à população, com fluxos independentes para pacientes adultos e pediátricos.


O superintendente da instituição, Maurício Sérgio, ressalta  que “a Santa Casa Montes Claros é o principal hospital referência em urgência e emergência para todo o norte de Minas, dados da instituição apontam uma média de 82 pacientes por dia. Ou seja, a capacidade física instalada não comporta a alta demanda”.  A nova estrutura trará ainda como diferencial a implantação de um heliponto, atendendo às normas de urgência e emergência hospitalar e garantindo mais agilidade no transporte e acolhimento de pacientes em estado crítico. O projeto foi concebido de forma estratégica e técnica, permitindo a execução paralela às atividades assistenciais do hospital, com custo otimizado e mínima interferência nas operações.


O novo Pronto Socorro busca consolidar uma parceria entre o estado, o município e a instituição, unindo esforços para ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a rede de urgência e emergência da região. Como hospital porta aberta 24 horas, a Santa Casa é referência para casos de urgência e emergência de todo o norte de Minas, reafirmando seu compromisso com uma assistência de qualidade e acessível a toda a população. O encontro contou com as presenças do prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, do vice-prefeito, Otávio Braga, do secretário municipal de Saúde, Eduardo Silva, do deputado federal Marcelo Freitas, do provedor da Santa Casa, José Gilson Veloso Caldeira, acompanhado dos vice-provedores Armênio Veloso Neto e Murilo Maciel, do vereador Marcos Nem, e da superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne.