Por Ana Paula Paixão
O residente de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa Montes Claros, Rodrigo Barros, foi destaque ficando em primeiro lugar no ENARE (Exame Nacional de Residência), que conta com instituições distribuídas entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Além disso, Rodrigo foi aprovado em Cirurgia da Mão na USP Ribeirão Preto, São Paulo, e no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Considerado um exame de grande relevância para a especialidade, Rodrigo, que é R3 de ortopedia e traumatologia na Santa Casa, ressalta como a residência no hospital contribuiu para que ele alcançasse esse resultado. “A Santa Casa de Montes Claros é um ambiente de intensa prática, intenso aprendizado e realmente o hospital é uma potência, então é uma oportunidade de aprender diária”, afirma.
A trajetória do médico residente, nascido e criado em Montes Claros, revela uma ligação profunda com a instituição, desde seu nascimento até os dias de hoje, onde desempenha um papel crucial no ambiente hospitalar. “Para falar a verdade, sempre foi um sonho trabalhar, fazer residência na Santa Casa. Nasci na Santa Casa, sempre frequentei muito o hospital como paciente ou acompanhando parentes. Sempre foi um hospital que eu frequentei, que volta e meia a gente ia. E, assim, a escolhi porque eu desejava fazer a residência aqui na cidade e por ser um hospital referência”, conta o residente Rodrigo.
Para o coordenador da residência, Dr. Joaquim Fernandes, a colocação em primeiro lugar do R3 Rodrigo demonstra a importância e a abrangência da Santa Casa como um hospital referência em ensino. “A residência é um serviço muito importante para o nosso hospital, porque ela ajuda e amplia a assistência ao paciente. Então hoje, dois anos após estar à frente da residência como coordenador, retomar esse valor, esse crescimento da ortopedia, não só como assistência, mas como educação, ensino da disciplina de ortopedia e traumatologia, formando bons médicos, bons especialistas, é muito importante para nossa instituição”, ressalta Dr Joaquim.
No cenário da saúde em Montes Claros, a residência em ortopedia e traumatologia é referência de formação médica desde 2013, proporcionando aos residentes uma experiência completa e desafiadora. Atualmente, a residência conta com seis residentes, divididos entre os três anos do programa, sendo dois no primeiro ano, dois no segundo e dois no terceiro ano.
Para o Dr. Joaquim, a residência destaca-se pela diversidade e qualidade do treinamento oferecido. “Durante a formação do médico residente na nossa instituição, o médico já formado tem a oportunidade de trabalhar com atendimento direto ao paciente, desde a porta de entrada no pronto socorro, pronto atendimento, assistência aos pacientes internados em enfermaria, ambulatório de especialidades como doenças do joelho, pé e tornozelo, ombro e cotovelo. O residente também participa de atividades no bloco cirúrgico, muitas vezes como cirurgião auxiliar e quando participa como cirurgião principal, sempre sob a assistência de um preceptor do nosso corpo clínico”, explica o coordenador do programa de residência.
A excelência da residência é respaldada pelo credenciamento do Ministério da Educação (MEC) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. O programa de residência destaca-se não apenas pela qualidade do treinamento, mas também pelo compromisso com a formação de profissionais de excelência. “Na oportunidade, agradeço a dedicação e profissionalismo dos 15 quinze preceptores da residência de Ortopedia e Traumatologia, que são fundamentais e de suma importância para essa excelência", ressalta o coordenador Dr. Joaquim.
De acordo com o Dr Joaquim, por ano são formados dois especialistas em ortopedistas e traumatologia na Santa Casa Montes Claros desde 2015. “Até hoje, a nossa instituição conta com 100% de aprovação de todos os médicos residentes que já ingressaram e passaram na residência da Santa Casa Montes Claros”, fala. Para Rodrigo, é uma residência muito completa. “Preza muito pela organização. Temos o coordenador Dr. Joaquim Fernandes, que tem uma liderança muito grande nesse quesito e realmente estimula os residentes a fazer sempre um estudo profundo, com discussões e muitas aulas”, afirma.
Dessa forma, a residência em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa Montes Claros continua a forjar profissionais de destaque, deixando um legado de excelência médica e comprometimento com a saúde da região. “Sempre foi um desejo participar e trabalhar em um serviço completo e de alta complexidade. Eu só tenho a agradecer por eu ter conseguido passar e ter feito essa escolha. Não poderia ter sido melhor escolha. Só tem coisas positivas, o ambiente de aprendizado é intenso, os preceptores, os chefes da ortopedia, principalmente o Dr. Paulo Denucci”, elogia o R3 Rodrigo.
Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa Montes Claros
Alan François Cardoso
Arthur Cristianno dos Santos Lopes
Carlos Mauricio Dutra Mourão
Celmo Bernadino
Eduardo Ramos Marques Pina
Eduardo Robson Monteiro Tolentino
Helton Estallone Durães Oliveira
Iann Souza Pena
Jhomerson Alencar Dantas Junior
Joao Caetano Mauricio Canela Filho
Joaquim Fernandes Fagundes Junior
Leonardo Batista Maia
Luiz Felipe Diniz Pinto
Michel Dias Lopes
Paulo Cesar Caires Carvalho
Paulo Renato Denucci
Paulo Sávio Batista Andrade
Renato Correa Machado Mourão
Rodrigo Vieira Cardoso
Rubens Henrique Oliveira
____________________________
Ana Paula Paixão - Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
jornalismo@santacasamontesclaros.com.br / 38 3229-2205
Santa Casa Montes Claros: http://www.santacasamontesclaros.com.br/site/Facebook: @santacasamontesclaros
YouTube: https://www.youtube.com/c/SantaCasaMontesClaros
Instagram: @santacasademontesclaros