Por Ana Paula Paixão

Entre os dias 04 e 06 de novembro, a Associação AVC Montes Claros realizou a Semana Mundial do AVC na cidade. Durante os dois primeiros dias, a ação, realizada na Câmara Municipal, foi voltada para o público em geral e acadêmicos da área da saúde. Já no domingo, os organizadores ofereceram uma manhã de atividades e distribuíram cartilhas informativas no Parque Municipal Milton Prates.

Com o tema “Minutos podem salvar vidas”, a iniciativa foi realizada em parceria com a Santa Casa Montes Claros - único hospital no Norte de Minas que conta com uma unidade exclusiva para atendimento de pacientes vítimas do AVC - SAMU Macro Norte, Rotary Club Montes Claros Teresa de Calcutá e a Neuroliga Norte Mineira. De acordo com a jornalista Ana Medeiros, uma das fundadoras da organização, a ação “propõe aumentar a sensibilização para a importância do tempo no atendimento hospitalar para pacientes que sofrem o AVC, uma vez que cada minuto é precioso”, ressalta Ana que recentemente foi acometida pela doença e, graças ao atendimento rápido, teve uma recuperação surpreendente.

O presidente da associação, Marcílio Monteiro, que também é médico neurologista, explica que a criação da Associação AVC Montes Claros “terá papel essencial na região para melhorar a prevenção da doença, o acesso ao tratamento agudo e o apoio aos pacientes, familiares e cuidadores”, diz.

AVC

Você sabia que uma a cada quatro pessoas no mundo terá algum tipo de Acidente Vascular Cerebral ao longo de sua vida? A estimativa é da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization), único órgão global focado exclusivamente nesse tipo de doença, e que realiza anualmente campanhas de conscientização e prevenção. Há dois tipos de AVC, o isquêmico, quando os vasos sanguíneos são entupidos por uma trombose ou embolia, e que corresponde a 80% dos casos; e o hemorrágico, que ocorre quando os vasos sanguíneos do cérebro se rompem e provocam derramamento de sangue no cérebro.

Dados que impressionam e despertam o alerta.

No mundo e no Brasil o AVC é reconhecido como a segunda causa de morte e de incapacidade no trabalho, de acordo com os órgãos especializados no tratamento da doença. Os dados são da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization).

•    A cada 6 segundos uma pessoa morre em algum lugar do mundo, vítima do AVC
•    70% dos pacientes não retornam ao trabalho por conta das sequelas
•    50% se tornam dependentes de outra pessoa
•    10% dos pacientes têm menos de 55 anos de idade

No Brasil, de janeiro a abril de 2022, o Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, registrou 32.127 mortes por AVC e 32.093 por infarto, doenças que figuram como as principais causas de óbitos nesse período, segundo a Sociedade Brasileira de Neurologia.

Dados Região Macro Norte de Minas – As informações do gráfico abaixo são do DATASUS, setor de sistema de informática do Sistema Único de Saúde, a partir do número de AIHs – Autorizações para Internação Hospitalar, aprovadas nos hospitais de 89 municípios do norte de Minas. Por isso, podem não representar a real situação na região, uma vez que não há registro de quem morreu fora dos hospitais ou quem foi hospitalizado sem diagnóstico de AVC confirmado.

Ainda assim, como mostra o gráfico,os casos de AVC e os gastos hospitalares vêm aumentando. Durante os oito meses de 2022, foram 1.583 casos, 233 a mais que no mesmo período de 2021, assim como também foram investidos R$ 1 milhão a mais em relação ao ano anterior. O número de mortes subiu para 25, lembrando que ainda não há os dados do ano todo e nem os não registrados.

A primeira Semana Mundial do AVC em Montes Claros atingiu um público estimado em 500 pessoas durante os três dias de evento. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, Câmara Municipal de Montes Claros, UNIFIPMoc Afya, LAUEM  (Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Unimontes), Romsoft, InterTV Grande Minas, Drogaria Minas-Brasil, FTCA Bioengenharia, Óticas Ouvidor, Libbs, Mediodonto, Apsen, Boehringer  Ingelheim, Vip Medical, Empominas e Laboratório Santa Clara.

*Com contribuição da ASCOM da Associação AVC Montes Claros.

Fotos: Manu Alves

Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros