Por Ana Paula Paixão

Entre os dias 8 e 14 de março, a Santa Casa Montes Claros celebrou a Semana da Mulher em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com uma série de eventos e atividades em reconhecimento à força e dedicação das mulheres, tanto na instituição quanto na sociedade em geral, o hospital ressaltou o tema "Mulheres que inspiram, iluminam corações e cuidam de vidas". 

A programação teve início com uma Missa em Ação de Graças na Capela Nossa Senhora das Mercês, realizada no dia 8 de março. Ainda nesta mesma data, os voluntários da Igreja Batista Nova Canaã proporcionaram uma comovente ação na Oncologia SUS, onde pacientes e acompanhantes foram agraciadas com um momento de reflexão e com a palavra sagrada. Além disso, a voluntária e também paciente Doralice Almeida fez a entrega de lembrancinhas que ela mesma confeccionou para as mulheres. 

Para enaltecer ainda mais a data comemorativa, um almoço e jantar especial foram oferecidos nos dias 8 e 9 de março no refeitório do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), do hospital, também preparou uma ação cheia de carinho. Durante a troca de plantão das funcionárias, foi entregue um mimo que simbolizou a dedicação das mulheres. O tema da ação foi “Mãos que Cuidam”. 

O hospital também contou com o apoio das voluntárias Irmãs Melo, que proporcionaram duas tardes de beleza com a Mary Kay para as funcionárias, evidenciando o cuidado e a valorização da autoestima feminina. O ponto alto da semana foi a realização de palestras nos dias 13 e 14 de março. No dia 13, a Mentora de Mulheres, Pâmella Coutinho, ministrou a palestra "Mulher Virtuosa: conciliando vida profissional, pessoal e espiritual", compartilhando insights valiosos sobre equilíbrio e bem-estar. Já no dia 14, o Dr. Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa, médico mastologista, abordou sobre o tema "Saúde da Mulher", destacando a importância da prevenção e cuidados específicos para a saúde feminina.

Para o superintendente do hospital, Maurício Sérgio, com essas iniciativas, a Santa Casa reafirma seu compromisso em valorizar e reconhecer o papel fundamental das mulheres, não apenas no ambiente hospitalar, mas em todas as esferas da sociedade. “A Semana da Mulher foi uma verdadeira celebração da força, resiliência e dedicação das mulheres, que merecem todo o nosso respeito e admiração”, elogia.