Ana Paula Paixão
Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e promover o cuidado com a saúde e segurança no ambiente hospitalar, a Santa Casa Montes Claros realizou entre os dias 16 e 27 de junho a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2025. A programação contou com diversas ações educativas, dinâmicas interativas, distribuição de brindes e treinamentos práticos voltados aos colaboradores da instituição.
A abertura oficial aconteceu no dia 23 de junho, no pátio externo do hospital, com a benção inicial e a apresentação especial do coral do Grupo Jabs – um projeto social que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O momento também contou com a apresentação dos cipistas interpretando a paródia da segurança. A programação teve início com convites interativos nos setores, entre os dias 16, 17 e 18 de junho, como forma de mobilização. A partir do dia 24, o "Big Fone da Prevenção" trouxe ainda mais animação aos corredores: ao atenderem a chamada surpresa, os colaboradores ganharam brindes e reforçaram conceitos sobre segurança.
Nos dias 24 e 25, o Circuito SIPAT transformou o corredor da Central de Material de Esterilização (CME) em um espaço lúdico e educativo com brincadeiras como “Passa ou Repassa”, “Gira CIPAA”, “Pescaria da Segurança” e a divertida “Boca do Palhaço”, todas acompanhadas de brindes para os participantes. No mesmo período, também houve distribuição de lanche junino no Serviço de Nutrição e Dietética (SND), nos turnos da tarde e da noite.
No dia 26 de junho, a equipe de manutenção participou de um treinamento prático sobre segurança em altura, realizado na área de convivência Dr. Paulo Denucci. Já nos dias 26 e 27, a tradicional Blitz da Segurança percorreu os setores assistenciais com testes sobre a NR32 – norma que estabelece diretrizes de segurança e saúde no trabalho para serviços de saúde, incluindo prevenção de riscos biológicos, químicos, físicos e uso adequado de EPIs.
Como parte da programação, também foram realizadas sessões do Cine Saúde, com uma exibição temática sobre segurança do trabalhador, além da Campanha de Vacinação, que ocorreu em dois turnos, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h. “Mais do que uma exigência normativa, a SIPAT é uma oportunidade valiosa para nos conectarmos com os nossos colaboradores de forma leve, mas com um propósito muito sério: proteger vidas. Promover a cultura da segurança no trabalho é um compromisso da Santa Casa”, afirmou o superintendente da instituição, Maurício Sérgio Sousa e Silva.