Por Ana Paula Paixão

Na busca contínua por oferecer um atendimento de excelência e proporcionar mais conforto aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada ontem na Santa Casa Montes Claros mais uma obra de humanização. A reforma realizada na Enfermaria Nossa Senhora das Graças, que conta com 40 leitos, teve como objetivo proporcionar um ambiente mais humanizado, climatizado e bem estruturado. O local foi projetado para oferecer mais conforto e tranquilidade, garantindo o máximo de bem-estar aos pacientes em recuperação. 

“Essa iniciativa não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também fortalece os laços de solidariedade e apoio à população atendida pela Santa Casa Montes Claros”, afirma Maurício Sérgio Sousa e Silva, superintendente do hospital. A iniciativa foi possível graças ao Projeto Amigos da Santa Casa, lançado em 2016 como parte das comemorações dos 145 anos da instituição. Desde então, mais de 40 ambientes foram humanizados nos anos seguintes, tornando-os mais acolhedores e confortáveis para aqueles que necessitam de cuidados médicos.

“No entanto, em 2019, durante o período de pandemia, o projeto precisou ser temporariamente suspenso. Agora, com a retomada das atividades e a inauguração da enfermaria renovada, a Santa Casa reforça seu compromisso com o bem-estar dos pacientes, funcionários e corpo clínico”, ressalta Maurício Sérgio. A enfermaria em si foi apadrinhada pelas empresas parceiras: Agis Medical Produtos Hospitalares, Alpargatas, CAMB - Comércio e Representações, Construtora Dakota, HDL Logística Hospitalar, Hipolabor Farmacêutica e Sicoob Credinor; além disso,  a Construtora Villela apadrinhou um quarto dentro da enfermaria.

Durante a solenidade de inauguração da obra de humanização, os padrinhos agradeceram a oportunidade em poder contribuir com o projeto social em benefício dos pacientes. Cada uma das empresas recebeu uma placa em homenagem pela iniciativa. “Em nome de toda equipe da Santa Casa Montes Claros, gostaria de expressar nossa mais sincera gratidão aos padrinhos do Projeto Amigos da Santa Casa. Graças ao apoio e generosidade de vocês, conseguimos realizar essa importante obra de humanização na enfermaria Nossa Senhora das Graças. A atitude de cada um de vocês é inestimável e profundamente valorizada por todos nós. Obrigado por fazerem parte da história da Santa Casa”, agradeceu Maurício Sérgio. 

Além da direção, corpo clínico e funcionários da Santa Casa, também estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; os vereadores Soter Magno (PSD), Marcos Nem (PSC) Stalin Cordeiro (PODE), lideranças de classe e regionais; o Monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano da Arquidiocese de Montes Claros; o pastor Silvio Cerqueira; a presidente do PL Mulher Carol Figueiredo, representando os deputados Eros Biondini (PL-MG), Domingos Sávio (PL-MG) Junior Amaral (PL-MG); bem como pacientes e acompanhantes.