Ana Paula Paixão
Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), equipes de unidades de internação, pronto atendimento, pronto socorro, CTIs adulto, hemodinâmica, laboratório e serviço de imagem da Santa Casa Montes Claros participaram de um treinamento intensivo entre os dias 14 e 16 de maio. O evento foi organizado com o objetivo de capacitar diversos profissionais de saúde, incluindo enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, biomédicos e técnicos de raio-x, entre outros.
A Santa Casa, reconhecida como referência no atendimento a casos de AVC no norte do estado de Minas Gerais, conta com uma enfermaria SUS dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com AVC, dispondo de 20 leitos, o que reforça seu compromisso com a excelência no tratamento dessa condição crítica. O treinamento abordou, de maneira aprofundada, as fases hiperaguda e aguda do AVC, oferecendo aos participantes uma visão detalhada dos protocolos mais recentes e eficazes para o tratamento imediato e emergencial dessa condição. As sessões teóricas cobriram tópicos essenciais, como o reconhecimento rápido dos sintomas, as diretrizes de manejo clínico e as intervenções terapêuticas emergenciais.
Após a parte teórica, os participantes participaram de uma simulação realística, que proporcionou uma experiência prática essencial para consolidar o conhecimento adquirido. A simulação recriou uma situação de emergência comum na apresentação de casos de AVC, permitindo que os profissionais de saúde praticassem suas habilidades. A colaboradora Sirlaine de Pinho, que trabalha na unidade AVC desde a sua inauguração em 2019, afirma que o treinamento foi excelente e atendeu todas as expectativas. “Foi um treinamento teórico-prático, muito dinâmico, tivemos a oportunidade de vivenciar uma simulação realística para o atendimento ao paciente com AVC, desde a emergência até a unidade de AVC”, ressalta.
Ela afirma ainda que o AVC é uma doença tempo-dependente, ou seja, cada minuto faz a diferença na vida do paciente. Dessa forma, todos os colaboradores precisam estar treinados para dar uma melhor assistência. “No protocolo para atendimento de AVC, o intervalo máximo recomendado desde a chegada à emergência até a aplicação do medicamento é de 60 minutos. Na simulação realística, conseguimos otimizar esse tempo, que foi de 27 minutos. Assim, tivemos a oportunidade de certificar o comprometimento dos colaboradores ao atendimento a este paciente vítima de AVC. Com isso, nossa instituição tem gerado mais qualidade de vida para a população”, finaliza Sirlaine.
Para o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, o treinamento, elogiado pela sua abordagem abrangente e prática, destacou-se como uma importante iniciativa para melhorar os resultados no atendimento a pacientes com AVC, reforçando a capacidade das equipes multidisciplinares em fornecer um cuidado rápido, eficiente e baseado em evidências. “Essa iniciativa reflete um compromisso contínuo da Santa Casa com a excelência em saúde e a educação continuada dos profissionais, garantindo que estejam sempre atualizados e preparados para lidar com emergências médicas de alta complexidade”, ressaltou Maurício Sérgio.
A atividade contou com o apoio da iniciativa Angels.
Fotos Divulgação Santa Casa
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