Cerimônia destaca legado, reconhecimento e compromisso com a medicina mineira
Ana Paula Paixão
Aconteceu na noite de 4 de dezembro, no Centro de Convenções da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), a sessão solene que marcou a posse do cirurgião transplantador da Santa Casa Montes Claros, Dr. Luiz Fernando Veloso, como titular da Cadeira 12 da Academia Mineira de Medicina. O patrono da cadeira é o Dr. João Mello Teixeira, e seu último ocupante, o Dr. Walter Antônio Pereira, tornou-se membro Emérito na mesma cerimônia.
Em um dos momentos mais emocionantes da noite, o próprio Dr. Walter recebeu a missão de saudar o novo acadêmico, resgatando sua trajetória e reconhecendo sua contribuição para a medicina mineira. A solenidade reuniu autoridades médicas, acadêmicos, familiares e convidados, celebrando mais um capítulo da tradição e da excelência da Academia.
A mesa de honra contou com a presença do vice-presidente da Academia, Dr. Manoel Otávio da Costa Rocha; da diretora científica da AMMG, Dra. Cinara Mônica de Oliveira Leite; da conselheira do CRM-MG, Dra. Maria Inês de Miranda Lima; do diretor do Sindicato dos Médicos, Dr. Josualdo Euzébio da Silva; da diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Dra. Alamanda Kfouri; da secretária-geral da AMMG, Cláudia Fonseca Pereira; além do superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva e da participação dos diretores da instituição Leandro Sarmento Moreira, Carlos José Almeida Lima e Dr. Paulo Denucci.
Para integrar a Academia, o Dr. Luiz Fernando foi indicado e submetido a uma sabatina pelos acadêmicos, apresentando um memorial completo de sua trajetória pessoal e profissional; incluindo objetivos futuros na área da medicina e pesquisa. Sua aprovação ocorreu de forma unânime. A cerimônia foi intercalada por apresentações musicais e incluiu a assinatura do Termo de Posse, a imposição do Medalhão Oficial e a Diplomação, acompanhadas de perto pelos pais, esposa e filhos do novo acadêmico. Em discurso, o vice-presidente da Academia destacou a carreira, os projetos e o compromisso do médico com o avanço da medicina, além de exaltar a contribuição do agora membro emérito, Dr. Walter Antônio Pereira.
Em seu pronunciamento de agradecimento, emocionado, o Dr. Luiz Fernando reforçou a importância histórica da Academia Mineira de Medicina para o desenvolvimento da área no estado, citou nomes que marcaram sua trajetória e assumiu o compromisso de atuar com empenho, alegria e dedicação na nova função. A Santa Casa Montes Claros prestou uma homenagem especial ao médico, por meio do superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, com a entrega de uma placa de reconhecimento pelo trabalho de destaque do cirurgião, responsável por avanços importantes no setor de Transplantes do hospital.
“A posse do Dr. Luiz Fernando Veloso é motivo de grande orgulho não apenas para a Santa Casa Montes Claros, mas para toda a medicina do norte de Minas. Sua competência, ética e dedicação transformaram o serviço de transplantes da instituição e impactaram diretamente a vida de inúmeros pacientes. Vê-lo ocupar uma cadeira na Academia Mineira de Medicina é o reconhecimento merecido de uma trajetória construída com excelência. Celebramos este momento com imensa alegria e gratidão.”
