Na manhã desta quarta (08), o lançamento da pedra fundamental oficializou o início das obras do Serviço de Extensão de Oncologia Clínica da Santa Casa de Montes Claros, no município de Porteirinha-MG. A iniciativa é uma parceria do hospital com a Santa Casa de Porteirinha através da secretaria de saúde do município. Em virtude da situação de pandemia e respeitando decreto em vigor, o evento foi realizado com a presença reduzida de convidados e transmitido via redes sociais.
De acordo com o prefeito Silvanei Batista (PSB), a previsão para o início do funcionamento do serviço é para o primeiro semestre de 2021. "Sabemos o quanto a Santa Casa de Montes Claros tem credibilidade e da sua importância para toda a nossa região. Através dessa parceria, os pacientes da Serra Geral, que compõem a microrregião de Janaúba/Monte Azul, poderão seguir o tratamento mais próximos de suas residências", diz.

O superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, explica ainda que, além do atendimento em oncologia clínica e quimioterapia, o serviço também disponibilizará algumas modalidades de exames. "O serviço irá funcionar como um anexo do hospital de Porteirinha e será gerenciado pela Santa Casa de Montes Claros. A prefeitura já destinou os recursos para a construção do salão de quimioterapia. Assim que estiver pronto, a Santa Casa de Montes Claros entrará com o corpo clínico para atender os pacientes oncológicos dessa região sem que os mesmos precisem se deslocar mais de 200 km para atendimento em Montes Claros", fala.

Além de autoridades locais, o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) também participou da solenidade. Na oportunidade, o parlamentar elogiou a iniciativa. "A  Santa Casa de Montes Claros é um exemplo de gestão para toda a região. Essa parceria irá proporcionar ainda mais conforto para os pacientes oncológicos".