Por Ana Paula Paixão

Na última semana sexta-feira (8), foi realizada na Oncologia Irmã Malvina, local dedicado ao atendimento SUS para pacientes oncológicos, mais uma ação da campanha Outubro Rosa da Santa Casa Montes Claros. A ação contou com a participação de voluntários do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do hospital e da colaboração do voluntário Daniel Marcelo, que abrilhantou o evento cantando canções religiosas como Ave Maria.

A médica Juliana Arruda, acompanhada das demais especialistas que prestam atendimento aos mais de 1400 (mil e quatrocentos) pacientes oncológicos da Santa Casa, discursou reforçando a importância da prevenção. "As mulheres precisam conhecer o próprio corpo para assim terem a capacidade de reconhecerem as possíveis diferenças que possam aparecer no corpo. É preciso ficar alerta a qualquer sinal de alteração".

Outro ponto que Juliana chamou a atenção foi sobre  o exame de rastreamento, neste caso, a mamografia. "Muitas mulheres deixam de fazer os exames de prevenção, entre eles a mamografia, que pode fazer toda a diferença no diagnóstico precoce". A médica ressaltou ainda que, durante a pandemia, o número de mulheres que deixaram de realizar os exames preventivos ou adiaram a procura por atendimento médico aumentou de forma significativa. "A resistência, por medo ou por desconhecimento de informações, acaba levando a esta atitude".

A ação também contou com um momento especial de oração, conduzida pelo diácono Osmar, que faz parte da capelania da Santa Casa. As pacientes foram presenteadas com um lanche temático e com lembrancinhas acompanhadas de uma cartela com orientações sobre câncer de mama.

Fotos: Hudson Brazil

______

Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

jornalismo@santacasamontesclaros.com.br

38 3229-2205

______

Santa Casa Montes Claros: http://www.santacasamontesclaros.com.br/site/

Instagram: @santacasademontesclaros