Ana Paula Paixão

Já estão abertas as inscrições gratuitas para o tradicional “Papo Rosa”, realizado anualmente pela Santa Casa Montes Claros em parceria com as clínicas Radialis e Oncocenter, que faz parte da programação do Outubro Rosa do hospital. O evento contará com uma palestra ministrada pela Dra. Vanessa Saeger, fonoaudióloga, e o mastologista Dr. Gessandro Fernandes. A ação será realizada na OAB, no próximo dia 15 de outubro, a partir das 19h. Durante a palestra, serão abordados os seguintes temas: “Comunicação assertiva no autocuidado” e “Conscientização e autocuidado na prevenção do câncer”.

Além disso, o Papo Rosa trará histórias inspiradoras, com a participação de algumas madrinhas da campanha e pacientes que compartilharão suas experiências na luta contra a doença. Haverá ainda sorteio de brindes e exames de mamografia durante o evento. Ainda dentro da programação, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, a Santa Casa realizou, no último sábado, a abertura oficial da campanha. Durante o evento, houve distribuição de brindes e panfletagem no semáforo em frente às clínicas Radialis e Oncocenter, levando informação e incentivo à população.

Referência em tratamento oncológico para todo o Norte de Minas, oferecendo suporte especializado e humanizado, atualmente, 557 pacientes estão em tratamento contra o câncer de mama na instituição. Como parte da conscientização, é essencial lembrar algumas dicas de prevenção: realizar o autoexame regularmente, manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e realizar mamografias conforme a orientação médica. Fique atento aos principais sinais e sintomas do câncer de mama, como alterações no formato ou tamanho dos seios, nódulos palpáveis, vermelhidão ou retração da pele, além de secreção nos mamilos. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura.

Este evento é uma realização e organização da Santa Casa Montes Claros, em parceria com Clínicas Radialis e Oncocenter, Serviço de Mastologia da Santa Casa, OAB Mulher e Câmara da Mulher Empreendedora.

Acesse o link e faça sua inscrição gratuita: