Por Ana Paula Paixão

O Mutirão do Glaucoma, promovido pela Santa Casa Olhos em parceria com a Santa Casa Montes Claros, superou todas as expectativas este ano. Durante a ação, que foi realizada ao longo do último sábado (16),  mil pacientes foram atendidos. Este ano, o evento superou o desempenho do ano anterior. Em 2023, foram assistidos 436 pacientes, dos quais 119 foram encaminhados para o Projeto Glaucoma. Contudo, neste ano, a magnitude do Mutirão do Glaucoma alcançou proporções ainda maiores, beneficiando um número substancialmente maior de pessoas. Já em 2024, do total de atendimentos, 201 pacientes tiveram diagnóstico de suspeita de glaucoma.

A partir de agora, a lista com os nomes dessas pessoas será encaminhada aos municípios de origem para que a secretaria municipal de saúde possa incluir no Projeto Glaucoma, de acordo com as regras da SMS. Maurício Sérgio, superintendente da Santa Casa Montes Claros, expressou sua satisfação com os resultados, destacando que o Mutirão do Glaucoma proporciona uma oportunidade única para aqueles que enfrentam obstáculos de acesso ou limitações financeiras em buscar cuidados oftalmológicos essenciais.

“O Mutirão do Glaucoma é mais do que uma simples ação de saúde; é um verdadeiro ato de cuidado e solidariedade. Cada diagnóstico precoce e cada tratamento realizado é uma oportunidade única de prevenir a cegueira e promover a saúde ocular, e isso é verdadeiramente inestimável ", elogia Maurício Sérgio, superintendente da Santa Casa Montes Claros.

Além de seu pioneirismo no atendimento ao Projeto Glaucoma, que atende anualmente cerca de 10 mil pacientes na região norte de Minas Gerais, a Santa Casa Olhos reafirma seu compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Saúde. Sua excelência técnica e dedicação ressaltam-se não apenas nas consultas oferecidas, mas também nos procedimentos e cirurgias oftalmológicas, proporcionando um tratamento integral e humanizado aos pacientes. “A Santa Casa Olhos reitera seu compromisso em proporcionar o melhor cuidado possível aos pacientes, enfatizando sua missão de servir à população com excelência e dedicação na área oftalmológica”, complementa Maurício Sérgio.

Para o Dr. Frederico Souza, oftalmologista “a Santa Casa Olhos reafirma seu compromisso com a atenção ao Projeto Glaucoma e todos seus pacientes, sempre trazendo a mais moderna tecnologia, com corpo clínico capacitado e atendimento humanizado”, ressalta.

Fotos: Ana Paula Paixão

_______

Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros

jornalismo@santacasamontesclaros.com.br / 38 3229-2205