Ana Paula Paixão

O ex-provedor da Santa Casa Montes Claros, Elias Siufi, está sendo homenageado por sua expressiva contribuição em várias áreas de atuação. De 13 a 19 de agosto, o Montes Claros Shopping conta com a exposição “Daqui por Diante” – Elias Siufi, que celebra um dos nomes mais emblemáticos da história local. A exposição tem destaque para as iniciativas na área da cultura e comunicação. Mas a atuação de Elias Siufi vai além, ele atuou também na área da saúde, em especial, liderando a Santa Casa Montes Claros entre 1996 e 2009 com o cargo de provedor - que é de caráter voluntário e sem remuneração. 


Para o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, que esteve presente na cerimônia de abertura da exposição, Elias Siufi “deixou um legado transformador para a saúde da região, pois assumiu o hospital em um momento de grandes dificuldades financeiras. Teve coragem e visão, revertendo aquela realidade e promovendo avanços decisivos”, afirma.


Durante sua gestão, Elias Siufi modernizou a administração, investiu na capacitação de pessoas, implantou o sistema MV 2000, ampliou a infraestrutura com o acesso ao Pavilhão Daniel Costa e trouxe para o norte de Minas a primeira ressonância magnética, elevando o padrão do atendimento hospitalar. “Em nome da Santa Casa Montes Claros e de toda a população, fica o profundo agradecimento por sua dedicação e por ter ajudado a construir uma saúde mais digna e moderna para nossa gente”, ressalta Maurício Sérgio.


Reconhecido por sua atuação na radiodifusão, produção cultural e vida pública, Elias Siufi construiu pontes entre culturas e foi protagonista de importantes movimentos artísticos e sociais. Sua história é marcada pela paixão pela comunicação, pelo incentivo à arte local e pelo profundo envolvimento com a cidade que escolheu para viver. Entre os artistas participantes, está o ex-superintendente Samuel Figueira, que personalizou um dos rádios expostos com um dos logotipos históricos da Santa Casa — um símbolo que marcou gerações e remete à trajetória de modernização vivida pela instituição.