Por Ana Paula Paixão

Célia Xakriabá, primeira indígena mulher eleita deputada federal por Minas Gerais pelo PSOL, esteve na manhã da última sexta-feira (14), na Santa Casa Montes Claros. O objetivo da visita foi para explanar sobre processos e propostas de melhoria em relação ao atendimento à saúde indígena no Brasil como um todo. Recebida pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a deputada falou sobre o serviço prestado pelo hospital. “Já fui atendida aqui e já acompanhei familiares. Sempre acompanhei o trabalho da Santa Casa e esse acolhimento à várias populações, especialmente a questão indígena, que se tornou referência também”, elogiou.

De acordo com levantamento do IBGE, 5% da população brasileira é indígena - o que equivale a cerca de um milhão e meio de pessoas. Somente no Norte de Minas, são aproximadamente 11 mil indígenas. A deputada Célia Xakriabá ressaltou que entre as propostas da parlamentar, estão iniciativas para campanhas de conscientização e reforçou a importância de firmar parcerias com instituições hospitalares para o atendimento à população indígena. “Toda vez que se fala de saúde, as pessoas falam de doença. Mas também quero falar de saúde a partir de um ponto de vista de conscientização para evitar que as pessoas adoeçam”, disse.

Na oportunidade, Maurício Sérgio explicou sobre o atendimento médico-hospitalar que é ofertado na instituição, citando serviços de alta complexidade como transplantes, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, entre outros. “A Santa Casa é referência em centenas de especialidades para o Norte de Minas. Entre elas está a ginecologia e obstetrícia. Somente aqui, por dia, nascem entre 15 a 20 crianças por dia. Em toda Minas Gerais, este número só é maior no hospital Sofia Feldman”, explica o superintendente.

Durante o encontro, a deputada revelou ainda que tem recebido visitas de diversos hospitais em seu gabinete. “Recebi um tanto de hospital da região, mas também muitos de Belo Horizonte no Congresso Nacional. E agora estou fazendo diferente. Estou indo até os hospitais para entender quais hospitais vamos celebrar uma parceria, pois é muito importante este cuidado. E, principalmente, pensar neste protocolo de cotas nestes hospitais que vamos estar celebrando estas parcerias”, explicou Célia Xakriabá.

Além disso, a deputada reforçou que quer estabelecer uma relação mais próxima com os gestores hospitalares com o intuito de aperfeiçoar e conscientizar a população sobre a diferença de atendimentos de baixa, média e alta complexidade. “Há um gargalo muito grande na saúde de modo geral. Por exemplo, no caso das gestantes, que não é caso de doença, no caso lá de Manga por exemplo, elas mesmas se diagnosticam e falam: ‘eu vou para Montes Claros’. Isso em várias situações que não eram de alta complexidade”, falou.

Ao final da reunião, o superintendente Maurício Sérgio agradeceu a visita e ressaltou sobre a importância da deputada federal no Congresso Nacional. "É muito importante a gente ter uma representante, uma líder do Norte de Minas, para conseguir trazer, de fato, melhores propostas para nossa região”, finaliza o gestor hospitalar.


Fotos: Ana Paula Paixão

Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
jornalismo@santacasamontesclaros.com.br / 38 3229-2205
___
Santa Casa Montes Claros: http://www.santacasamontesclaros.com.br/site/
Instagram: @santacasademontesclaros
Facebook: @santacasamontesclaros
LinkedIn:  https://br.linkedin.com/company/santa-casa-montes-claros
YouTube: https://www.youtube.com/c/SantaCasaMontesClaros