Texto por Kamila Soares


A campanha do "Setembro Dourado" foi criada com o intuito de alertar profissionais de saúde, pais e sociedade como um todo sobre os sinais e sintomas para a detecção do câncer infantojuvenil. Dessa maneira, o acompanhamento pediátrico de rotina pode ser fundamental no processo de diagnóstico e tratamento precoce.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos aqui no Brasil. Este número representa de 1 a 3% de todos os casos de câncer diagnosticados e tem, em média, mais de 8 mil novos casos por ano.

O câncer infantojuvenil é considerado raro e apresenta características distintas. Segundo a oncopediatra da Fundação Sara, Dra. Eliana Cavacami, é comum que os sintomas do câncer infantojuvenil sejam confundidos com sintomas de outras doenças da infância. “O que os pais e responsáveis devem ficar alertas é com a persistência das alterações na saúde da criança e do adolescente. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento especializado, maiores são as chances de cura”.

Dada à importância da prevenção e do cuidado com as nossas crianças e adolescentes, a Santa Casa de Montes Claros uniu-se à Fundação Sara e à Confederação Nacional de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) a fim de fortalecer a conscientização em torno do tema.

A oncologista da Santa Casa de Montes Claros, Dra. Sabrina Eleotério, ressalta que o diagnóstico nas fases iniciais da doença é fundamental. "Quando fazemos um diagnóstico precoce aliado a um tratamento efetivo em centros especializados, aumentamos a chance dessas crianças se curarem, reduzimos a probabilidade delas terem problemas recorrentes da doença ou do tratamento a longo prazo e essa criança se torna apta a voltar a suas atividades normais antes de ter a doença".

Para dar o pontapé inicial, será realizada uma Missa em Ação de Graças na Santa Casa com transmissão ao vivo pelo Instagram da Santa Casa de Montes Claros e da Fundação Sara. No decorrer do mês estão previstas uma série de ações como palestras, com o objetivo de levar conhecimento à comunidade sobre o problema.

CAMPANHA

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC, que congrega instituições espalhadas por todo o Brasil. As instituições afiliadas replicam a campanha em suas regiões com o objetivo de levar conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Mais informações no site www.coniacc.org.br.