[38] 3229.2000

Estrutura e Hotelaria

Conforto e segurança são nossos diferenciais de qualidade

A Santa Casa de Montes Claros, em 145 anos de história e serviço à saúde da população, preocupada em oferecer qualidade assistencial aos pacientes e acompanhantes com carinho, atenção e conforto, disponibiliza o que há de melhor em estrutura física e acolhimento humanizado.
- Número de leitos destinados ao SUS: 275 leitos mais 30 leitos destinados aos CTI's adulto, coronariano e neonatal.
- Número de apartamentos destinados à internação particular e convênios: 80


Terapia Intensiva


A Santa Casa oferece 30 leitos especializados em Terapia Intensiva, distribuídos em 10 leitos de CTI Geral, 10 leitos de CTI Coronariano e 10 leitos de CTI Neonatal.

CTI GERAL

Reinaugurado em 2008, após a realização de obras de reforma e ampliação na estrutura física, o CTI Geral da Santa Casa de Montes Claros possui 10 leitos e atende pacientes de todas as áreas, incluindo pós-operatórios de grandes cirurgias, como as neurológicas e os transplantes. O CTI recebeu no ano de 2010 a Certificação de Acreditação Hospitalar, concedida pela ONA-Organização Nacional de Acreditação e Ministério da Saúde.

O CTI é dotado de modernos equipamentos, capacitados para a monitorização invasiva e não-invasiva dos pacientes, tais como monitores multiparâmetros, monitores de pressão intracraniana e intraarterial, respiradores e monitores de pvc-pressão venosa central. O Centro de Terapia Intensiva conta ainda com aparelhagem para realização de exames no leito, como por exemplo, ultrassom portátil, localizado no próprio CTI, considerado um benefício, pois evita a mobilização de paciente instável. Outro ganho é a presença de duas máquinas de hemodiálise de última geração, que proporciona a realização da diálise no próprio setor, garantindo assim a sobrevida dos pacientes. Todos esses equipamentos recebem manutenção preventiva, realizada, periodicamente, pelo Setor Biomédico do Hospital.

A estrutura física, além dos 10 leitos de terapia intensiva, dispõe de sala exclusiva para boletins médicos, sala de reuniões, sala de descanso para todos os profissionais e sala de equipamentos. A equipe multidisciplinar é composta por médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e técnicos de enfermagem.


CTI Coronariano

O CTI Coronariano da Santa Casa foi inaugurado em 2008 e funciona com 10 leitos. O CTI recebeu no ano de 2010 a Certificação de Acreditação Hospitalar, concedida pela ONA-Organização Nacional de Acreditação e Ministério da Saúde.

Todos os leitos possuem monitorização não-invasiva e central de monitorização eletrônica, localizada na sala de reuniões. A estrutura é dotada de equipamentos tais como balão intraórtico, ecoportátil com transdutor transesofágico,ventiladores bennet para cada 2 leitos, máquina contínua de hemodiálise, serviço de apoio, com hemodinâmica 24 horas e tomografia computadorizada.

Em 2010, foram implantados e encontram-se em aplicação os protocolos clínicos de síndrome coronariana com supra, sem supra e pós-operatório de cirurgia cardíaca, e em fase de implantação o protocolo de dor torácica.

A estrutura física, além dos 10 leitos de terapia intensiva, dispõe de sala exclusiva para boletins médicos, sala de reuniões, sala de descanso para todos os profissionais e sala de equipamentos. A equipe multidisciplinar é composta por médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e técnicos de enfermagem.

Endereço: Praça Honorato Alves, 22 – Centro – Montes Claros – MG
Telefone CTI Geral: (38) 3229 2010
CTI Coronariano: (38) 3229 2012
CTI Neonatal: (38) 3229 2102/2108


Urgência e Emergência

Pronto Socorro
A Santa Casa, aliando rapidez e qualidade em saúde, oferece atendimento ininterrupto de urgência e emergência 24h, pelo SUS, no Pronto Socorro, com profissionais de plantão nas seguintes especialidades médicas, prontos para atender a qualquer tipo de emergência: Cardiologia, Neurologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia.

Endereço: Rua Irmã Beata, s/n – Centro – Montes Claros - MG
Telefone: (38) 3229 2222

Pronto Atendimento


O atendimento de urgência e emergência a clientes do Plano de Saúde Santa Casa Família, convênios e particulares é realizado 24h no Pronto Atendimento Konstantin Christoff. O serviço disponibiliza assistência médica ininterrupta, realizada por médicos especializados e com moderna estrutura de equipamentos nas áreas de Ortopedia, Clínica Médica, Pediatria e Cardiologia.

Endereço: Praça Honorato Alves, 22 – Centro – Montes Claros – MG
Telefone: (38) 3229 2221/ 3229 2223


Desde o ano de 2009, a área de urgência/emergência, por meio de incentivos da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, opera com êxito, o processo de Classificação de Risco-Protocolo de Manchester, que prioriza o atendimento a pacientes em estado grave, além da utilização do software Alert Edis, que informatiza todos os processos clínicos, o que alia agilidade e precisão para melhorar a qualidade da assistência prestada à população.

Maternidade

A estrutura da Maternidade oferece 31 leitos para atendimentos de pacientes pelo SUS e 15 leitos destinados a convênios e particulares.
A maternidade é credenciada para atendimento a gestantes de alto risco, com investimentos em humanização e qualidade do atendimento, por meio do incentivo ao aleitamento materno e redução da mortalidade infantil, fatores que garantiram à Santa Casa o título de HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA.
O setor também investe em cidadania, por meio da emissão do registro civil de recém-nascidos, no qual as mães e bebês, ao receberem alta hospitalar, já saem da maternidade munidos do documento, que é o primeiro passo para o acesso a direitos de todos os cidadãos.
Endereço: Praça Honorato Alves, 22 – Centro -Montes Claros – MG
Telefones: (38) 3229 2100 / 3229 2350


INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES

Para a Santa Casa, referência em saúde numa região formada por quase dois milhões de habitantes, a preocupação com a segurança é fator fundamental e urgente, visando assegurar e preservar a vida. Desta forma, para garantir a segurança e a integridade dos pacientes em tratamento, visitantes, acompanhantes, colaboradores e demais usuários, o setor de Segurança da Santa Casa saiu na frente, com a implantação do serviço de controle de acesso informatizado, iniciativa pioneira no setor de saúde da região. A estrutura hospitalar já conta com circuito fechado de TV, que monitora, por meio de câmeras, toda a movimentação no interior da instituição.

Com a adoção dessa nova tecnologia, utilizada em grandes empresas do país, a Santa Casa se destaca e avança em investimentos na área de segurança hospitalar no norte de Minas, contemplando benefícios que inauguram uma nova tendência no setor.

Voltar