[38] 3229.2000

Pioneirismo é a nossa marca

 

TRANSPLANTES

Os investimentos em medicina de ponta são a marca da Santa Casa de Montes Claros. Prova disso é que o Hospital é o único do Norte de Minas credenciado pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes de rim, córnea e de fígado. A CNCDO – Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos – regional Norte Nordeste de Minas Gerais é a responsável pelo trabalho de identificação e viabilização de potenciais doadores de órgãos.

No hospital funciona, desde 2006, a CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que tem por finalidades identificar os potenciais doadores, realizar a abordagem adequada dos familiares, além de articular o serviço intra-hospitalar com a CNCDO, viabilizando, assim, a ampliação qualitativa e quantitativa na captação de órgãos.

 

 

RADIOCIRURGIA

 As técnicas atuais de radioterapia conformacional, radioterapia por modulação de intensidade do feixe (IMRT), radioterapia guiada por imagem (IGRT), radioterapia estereotáxica, radiocirurgia e braquiterapia de alta taxa de dose são realizadas por profissionais altamente qualificados e preparados nos grandes centros nacionais e internacionais.

Radiocirurgia é uma forma de tratamento que utiliza radiações ionizantes, dirigidas por um sistema de coordenadas espaciais (estereotaxia), atingindo lesões em regiões profundas do cérebro. É uma opção segura para o tratamento de malformações arteriovenosas cerebrais, tumores cerebrais malígnos e benignos incluindo os tumores da base do crânio, podendo ser utilizada em substituição à cirurgia ou como complementação do tratamento cirúrgico.

A grande diferença está na forma como os raios são aplicados. Enquanto a convencional direciona os raios por meio de posições fixas ao longo de algumas semanas, a radiocirurgia é realizada em uma ou duas sessões, com a aplicação de altas doses de radiação, variando-se a posição do feixe de raios durante o procedimento.

A radiação é aplicada externamente, sem necessidade de abertura do crânio para alcançar a área a ser tratada.

A RADIOCIRURGIA na Radialis é realizada utilizando-se os modernos recursos da Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT - Cone Beam) e da mesa robótica HEXAPOD.

A alta concentração da dose é alcançada através de um sistema ultramoderno, que se ajusta ao formato do tumor enquanto a máquina gira em torno do paciente para proteger ou irradiar uma determinada região administrando, assim, a dose de radiação para cada incidência. A técnica altamente precisa, permite a utilização de margem zero, preservando as estruturas próximas da lesão.
 

Voltar