[38] 3229.2000

Responsabilidade Sócio-Ambiental

NEFROLOGIA PROMOVE AÇÃO NATALINA

Com a proposta de proporcionar momentos agradáveis e humanizar o atendimento prestado pacientes portadores de doenças renais crônicas, o serviço de Nefrologia da Santa Casa realizou uma ação natalina com programação especial, que ofereceu aos pacientes um dia de beleza, realizado no próprio setor.

 

A programação, segundo a psicóloga Silene Ferreira Lima, tem o objetivo de elevar a autoestima dos pacientes, sobretudo na época natalina, de festas e confraternizações, resultando em maior aceitação do tratamento e aumento das chances de sucesso, trazendo alegria e descontração ao ambiente hospitalar.

 

“Os pacientes em tratamento de hemodiálise, passam cerca de quatro horas, durante três vezes por semana ligados às máqui-

nas, numa rotina desgastante e sacrificante.Devido a isso, muitas vezes, não sobra tempo para cuidar da própria aparência”, ressalta.

 

Durante dois dias, foram oferecidos serviços de manicure, pedicure, cabeleireiro, massagem e maquiagem, tudo de graça, em atividades realizadas por meio de voluntários que se dispuseram a colaborar com o bem estar dos pacientes.

 

Os beneficiados aprovaram a iniciativa e acham que a ação pode ser realizada mais vezes durante o ano. A dona de casa Maria Aparecida da Silva faz hemodiálise há um ano e meio. Hoje, ela saiu de casa especialmente para aproveitar a ação para cuidar da aparência.

 

“Além de fazer o tratamento e cuidar da saúde, hoje temos a oportunidade de elevar a autoestima, ficar mais feliz e mais bonita”, afirma.

Voltar