[38] 3229.2000

Capelania

Arcebispo Metropolitano: Dom José Alberto Moura

Assessoria Técnica: Carmém Lúcia Costa

Capelão: Monsenhor Antônio Alencar Monteiro

 

O projeto de Capelania da Santa Casa de Montes Claros é uma ação de humanização e trata-se da prestação de serviço religioso ministrado aos enfermos. Teve início em 2014 com a devida preparação dos voluntários para a vivência como assitentes religiosos.

 

Todos os campos da vida humana são também campos da Fé, principalmente nos momentos de maior fragilidade  humana. Pensando nisso, montou-se uma equipe multidisciplinar com teólogos, filósofos, psicólogos, antropólogos, Despecialista em direito canônico, todos ligados à Arquidiocese de Montes Claros, para colaborarem com o referido projeto.

 

A Capelania resgata a dignidade humana, busca ser um espaço de acolhimento, escuta, humanização, propiciando uma maior proximidade entre colaboradores, enfermos, famílias e parceiros. É importante destacar que, embora garantido por lei federal e leis estaduais, este não deve trazer nenhum prejuÍzo ao processo de tratamento médico.

 

A abordagem ao leito visa oferecer conforto psico-espiritual, alimentando a fé e a esperança, estando a mesma submetida à aprovação da equipe médica que, de acordo com as circunstâncias, determina sobre a possibilidade de um paciente estar apto ou não a receber a assistência religiosa.

 

A Capelania hospitalar, através da sensibilização da comunidade, desdobra-se no atendimento a todas as alas da Santa Casa, tendo cada uma das paróquias da cidade de Montes Claros adotado uma delas.

 

Acompanhe as ações da CAPELANIA:

 

11/02/2015 - DIA MUNDIAL DOS ENFERMOS

10/12/2014 - ENTRONIZAÇÃO DE IMAGENS DE SANTOS NAS ALAS

07/11/2014 - FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

21/09/2014 - 143 ANOS DA SANTA CASA

25/07/2014 - LANÇAMENTO DO PROJETO DE CAPELANIA

 

 

Voltar