WORKSHOP SOBRE CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Santa Casa realizou mais ação alusiva ao setembro verde, mês de conscientização sobre a doação de órgãos. Durante esses dois dias, colaboradores do hospital e convidados, participaram do I° Workshop Manutenção de Potencial Doador de Órgãos, destinado para profissionais da saúde.

Além dessa atividade, nos dias 18 e 19, será realizada mais uma ação interna no hospital: o "Circuito da Vida". Também internamente, a Instituição preparou uma exposição de esculturas dos órgãos e história dos transplantes na Santa Casa de Montes.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto. De acordo com a última atualização (03 de agosto de 2019), do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), a lista de espera por um transplante de órgão ou córnea, constava o total de 44.689 cadastros. No norte de Minas Gerais, 384 pessoas aguardam pela doação. Na Santa Casa de Montes Claros, durante o primeiro semestre de 2019, foram realizados o total de 28 transplantes, sendo 16 de rim, 10 de fígado e 2 de córneas.

Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você. Doar órgãos é doar vida. Manifeste seu desejo. Avise sua família!