SANTA CASA DE MONTES CLAROS ADERE À CAMPANHA ABRIL VERDE

Com o objetivo de promover ações voltadas à segurança do paciente, em 2013 o Ministério da Saúde instituiu o "Abril Verde", através do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). De acordo com a enfermeira do setor de Qualidade da Santa Casa, Crizyele Costa, o objetivo da campanha é fortalecer a cultura da segurança do paciente na Instituição. "Durante dois dias preparamos uma atividade lúdica com foco nas metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). Criamos um circuito composto por cinco estações nas quais foram abordadas as metas de segurança do paciente", explica.

Uma das brincadeiras utilizadas durante o circuito foi o jogo dos sete erros. Através da exposição de um manequim contendo diversos erros relacionados a identificação
segura do paciente, cuidados com dispositivos invasivos, administração de medicamentos e hemotransfusão; os colaboradores identificaram as pontuações e explicaram a forma correta de cada item.

Outra ação do circuito foi em relação a higienização das mãos com a utilização de técnicas corretas. Além disso, foi possível girar a roleta da segurança, que consistiu em um jogo de perguntas e respostas sobre as seis metas de segurança do paciente estabelecidas pelo MS. Após passar por todas as estações e responder corretamente as perguntas, os colaboradores foram premiados com brindes.

Segundo a enfermeira, a iniciativa é mais uma forma de compartilhar conhecimento e as práticas seguras adotadas pelo hospital. " Trabalhar a segurança do paciente é sempre oportuno. Além disso, é também uma maneira de sensibilizar a equipe multiprofissional a identificar, notificar e analisar os eventos adversos para definição de práticas para qualidade e segurança da assistência", complementa. Entre as metas estabelecidas pelo MS estão a higienização correta das mãos para evitar infecções; a identificação correta do paciente; além da redução do risco de quedas e úlceras por pressão, entre outros.