MINISTRO DA SAÚDE INAUGURA MODERNO CENTRO DE ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA DA SANTA CASA DE MONTES CLAROS

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, atendeu ao convite da Santa Casa de Montes Claros através do Deputado Gil Pereira

Na manhã de hoje, 25, a Santa Casa de Montes Claros inaugurou a Oncocenter - Centro Avançado de Oncologia e Hematologia. De acordo com uma das coordenadoras da clínica, a médica oncologista Cláudia Teixeira, a população assistida passa a contar com um reforço para ampliar e qualificar os atendimentos de pacientes com câncer na região.

“A Oncocenter tem como proposta aliar humanização e tecnologia. Além disso, a clínica apresenta dois grandes diferenciais, estar localizada no prédio da Clínica Radialis, que conta com o parque tecnológico mais moderno da região em radioterapia e radiologia; e o suporte hospitalar da Santa Casa de Montes Claros”, disse.

A Santa Casa de Montes Claros é a principal referência em tratamento de câncer no norte de Minas. Com a proposta de integrar e humanizar a assistência prestada aos pacientes, traz a melhor assistência com o suporte hospitalar da Santa Casa de Montes Claros e da mais moderna clínica de Radioterapia da região, a Radialis. No mesmo local, a unidade que já oferece radioterapia e passará a oferecer também quimioterapia, concentrando todos os pacientes com câncer num único estabelecimento, otimizando a assistência. A Santa Casa de Montes Claros é referência em atendimentos de média e alta complexidade e conta com 392 leitos.

Durante a solenidade, o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, ressalta que a Oncocenter irá proporcionar tratamento integrado, aliando humanização e tecnologia. "A inauguração da Oncocenter representa mais um avanço importante para a saúde no norte de Minas, pois proporcionará o que existe de mais moderno em tratamento oncológico na atualidade. Na oportunidade, em nome da Santa Casa de Montes Claros, agradeço ao deputado Gil Pereira por ter intermediado a vinda do Ministro da Saúde, o senhor Gilberto Occhi a nossa cidade", diz.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Ministro da Saúde Gilberto Occhi. Na oportunidade, o ministro parabenizou a Santa Casa de Montes Claros pelo empenho do hospital em buscar melhorar ainda mais o atendimento prestado na região. “É a inauguração de um grande serviço oncológico, com instalações mais modernas, mais humanizadas e principalmente qualificando atendimento em oncologia”. Gilberto Occhi ainda anunciou que o Ministério da Saúde vai habilitar a Unidade de AVC Madre Teresa de Calcutá, localizada na Santa Casa de Montes Claros. “A unidade já está em funcionamento. Vamos liberar o valor para o custeio, que é em torno de 2 milhões de reais”, ressaltou. O ministro também afirmou que vai liberar o custeio de mais um tomógrafo para o hospital. O pedido foi feito através do Deputado Gil Pereira.
Heli de Oliveira Penido, provedor do hospital, disse que a inauguração da Oncocenter representa a concretização do trabalho pela melhoria da saúde e assistência prestada à população. “A Oncocenter não é apenas a ampliação do serviço no que diz respeito a estrutura. Ela representa o pioneirismo da Santa Casa de Montes Claros”, afirmou.

Realidade

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA, com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes para o biênio 2018/2019, serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres. Além dos citados, completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970). Os dados mostram ainda que os cânceres de próstata (61 mil casos) em homens e mama (58 mil casos em mulheres) serão os mais frequentes. No Norte de Minas, o câncer de mama, próstata e os tumores do aparelho digestivo são os mais prevalentes.

Ao final da solenidade, o Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, realizou uma bênção nas novas instalações. Estiveram presentes no evento os deputados federais Raquel Muniz (PSD-MG ), Saraiva Felipe (MDB-MG) e Toninho Pinheiro (PP-MG); os deputados estaduais Arlen Santiago (PTB), Carlos Pimenta (PDT) e Gil Pereira (PP); o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, além de outras autoridades regionais.