[38] 3229.2000

CONCLUSÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA [Santa Casa forma novos especialistas]

Na noite da última sexta-feira (23/02), a Santa Casa de Montes Claros realizou solenidade para entrega dos certificados de conclusão de Residência Médica aos 27 novos especialistas formados pela instituição, nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia plástica, clinica médica, nefrologia, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria e radiologia e diagnóstico por imagem.


Emocionada, durante a solenidade, a coordenadora da Residência Médica da Santa Casa de Montes Claros, Rosângela Lopes Miranda, parabenizou os formandos e ressaltou a qualidade da preparação recebida. "Além de profissionais capacitados para atender nas mais diversas áreas da medicina, os novos especialistas saem com uma formação de excelente nível, pois passam por um treinamento intenso", disse.


O Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, agradeceu o empenho e atenção dos preceptores e elogiou o trabalho desenvolvido pela coordenação. “A Santa Casa, dentro dos Programas de Residência Médica, oferece os recursos necessários ao desempenho das atividades, mas é o desejo de aprender e ampliar os horizontes que define o perfil do profissional que será formado pela instituição e que será responsável pela assistência ética e humanizada à população”, disse.


Fabiane Mendes, residente de pediatria, falou em nome dos novos especialistas e da trajetória durante a residência. “Foram horas e horas de trabalho e estudo. Tivemos momentos de cansaço, exaustão, choro. E talvez uma das maiores dificuldades tenha sido estar distante de quem amamos. Muitos estão longe de suas famílias. E mesmo aqueles que são daqui se viram indisponíveis a maior parte do tempo. Mas alcançamos essa conquista, porque perseveramos e porque tínhamos pessoas que nos apoiaram. Pai, mãe, avós, namorados, namoradas, maridos, esposas, filhos! Eles nos sustentaram quando a força esvaia. Eles fizeram essa conquista ser possível e mais valiosa”, ressaltou.


Em 2017, a Santa Casa de Montes Claros teve um total de 69 (sessenta e nove) residentes. Atualmente, a instituição conta com 10 (dez) programas de residência médica, todos devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e 01 (um) Programa de Especialização em Cirurgia Plástica, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).






Voltar