[SANTA CASA DE MONTES CLAROS RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DOS DEPUTADOS] Sessão solene reconhece a importância da atuação do setor filantrópico na Saúde

A Câmara dos Deputados realizou na manhã de hoje (09), uma sessão solene em homenagem às santas casas e hospitais sem fins lucrativos, que atuam como parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento celebrou também o aniversário de 54 anos da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), entidade representativa do setor filantrópico da Saúde.

A Santa Casa de Montes Claros, representada pelo superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, participou da solenidade. “Ficamos honrados com a homenagem e com o reconhecimento do trabalho prestado, que mesmo diante das dificuldades, se esforça para manter um atendimento de excelência, humanizado e digno à população. Somos referência para uma população estimada em dois milhões de habitantes, ou seja, 86 municípios do Norte de Minas, além dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e ainda o sudoeste da Bahia”, disse.

Na oportunidade, o deputado federal Laudívio Carvalho (SD/MG), elogiou a gestão da Instituição. “Fazem um trabalho exemplar no Norte de Minas. Exemplo disso foi o atendimento prestado às vítimas da tragédia de Janaúba. Do total de vítimas, 21 foram para Santa Casa de Montes Claros. Dessa maneira mostram o quanto estão preparados. Parabéns”, disse.

Para o presidente da CMB, Edson Rogatti, o momento foi importante para fortalecer o relacionamento com os parlamentares, consolidar a importância do setor filantrópico na Saúde e reconhecer o trabalho que a CMB vem realizando pelo segmento há mais de 50 anos. “Esperamos contar com a presença de todas as Federações e representantes dos hospitais, para agradecermos e mostrarmos que o SUS se sustenta pela atuação das santas casas”, afirmou Rogatti.

Sobre a CMB

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos, fundada no dia 10 de novembro de 1963, e sede em Brasília. A entidade é um órgão de união, integração e de representação das Federações de Misericórdias constituídas nos respectivos Estados, bem como das Santas Casas, Entidades e Hospitais Beneficentes. Atualmente, a CMB é composta por 16 Federações Estaduais, e representa cerca de 2.000 hospitais sem fins lucrativos em todo o país.

ATUAÇÃO NO SUS

Responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares realizadas no SUS e por representarem 43,1% dos leitos hospitalares existentes no País, muitas vezes constituindo-se em Centros Regionais de Referência e Excelência Médica, as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos respondem por 60% dos todos os transplantes e tratamentos oncológicos realizados no Brasil.

A dimensão do segmento pode ser estimada pelos seguintes números (Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), 2015-2016):

• 2.000 hospitais.

• 174.416 leitos - 43,1% do total Brasil.

• 130.836 leitos SUS – 38,8% do total SUS.

• 480.000 empregos diretos.

• 140.000 médicos autônomos.

• 219.843.136 atendimentos ambulatoriais e internações

_______