[38] 3229.2000

SANTA CASA DE MONTES CLAROS PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA

A Santa Casa de Montes Claros promove durante o mês de novembro mais uma edição da campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Popularmente conhecido como “Novembro Azul”, a iniciativa visa promover o combate ao câncer de próstata, conscientizando e informando os homens sobre a importância da realização dos exames.

 


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a doença é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do de pele melanoma. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Somente este ano, são esperados 61.200 casos novos da doença.

 


Como inicialmente não há sintomas, os urologistas orientam que todos os homens a partir dos 50 anos sejam avaliados anualmente através do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA, para o diagnóstico da doença. Os que apresentam histórico de câncer de próstata na família e os da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado. Segundo o INCA, o câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

 

 

A radioncolgista da Santa Casa de Montes Claros, Lucianne Maia, chama a atenção para o diagnóstico precoce. “A doença pode se apresentar num curso lento, assim como pode se apresentar de forma mais agressiva, levando a disseminação e a morte, em algumas situações. A detecção precoce é fundamental para que o diagnóstico possa ser feito em uma fase que a doença ainda esteja contida à região da próstata e seja passível de tratamento, com intenção curativa; uma vez que a doença é assintomática e só vai manifestar sinais e sintomas numa fase mais avançada, ou seja, quando já disseminada para outras regiões do organismo”, diz.


Fatores de risco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Inca

 

 

Sintomas

 

Fonte: Inca

 

 

Programação Novembro Azul Santa Casa Montes Claros

 

 

No decorrer do mês de novembro, A Santa Casa de Montes Claros realizará várias ações para marcar o “Novembro Azul”. No próximo dia 10, a Instituição fará o lançamento oficial da campanha. Na oportunidade, serão apresentados os padrinhos desse ano. No dia 16, será promovido o Workshop "Câncer de Próstata na atualidade", com o spiker Dr. Daniel Monteiro, do Hospital Madre Tereza de Belo Horizonte.

 

Já no dia 23 será promovida uma palestra para o público em geral com o tema “Detecção precoce do Câncer”, dentro do Projeto Semana Para a Vida, na escola Normal. No dia 30 de novembro, a Santa Casa promoverá o I Mutirão Novembro Azul. Além disso, a Instituição realizará ao longo do mês ciclos de palestras com especialistas. Interessados devem entrar em contato com o setor de Marketing e Comunicação, através do 32292205, para agendamento.

 

 

_______

Ana Paula Paixão - Jornalista/Assessora de Imprensa Santa Casa Montes Claros






Voltar