[38] 3229.2000

[FENICS] Santa Casa lança Instituto de Pesquisa e Ensino durante a 22ª FeiraNacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros

Santa Casa lança Instituto de Pesquisa e Ensino durante a 22ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros estará presente na 22ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros – FENICS. No mês em que a Instituição comemora 146 anos, o Hospital lançará durante a feira o Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição – IPEIC. De acordo com umas das coordenadoras do projeto, Príscila Menezes, o objetivo do Instituto é oferecer cursos de capacitação na área da saúde.


“Nosso objetivo é viabilizar o conhecimento e a qualificação profissional através de cursos de curta duração e um sistema de ensino prático e de fácil acesso para que qualquer pessoa possa estudar e se qualificar para o mercado de trabalho, garantindo assim melhores oportunidades e destaque entre os demais”, explica.


O superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, ressalta que o IPEC irá proporcionar uma maneira das pessoas se preparem de forma mais rápida e eficiente para o mercado de trabalho. “Nosso intuito é oferecer uma oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e aprimorem seus conhecimentos. Os cursos são destinados para vários tipos de públicos, ou seja, não só da área assistencial em si”, diz.


Com previsão para início em fevereiro de 2018, o IPEIC conta inicialmente com seis cursos de capacitação que podem ser adquiridos através de módulos de forma conjunta ou individual.


Cursos


O curso de Gestão em Controladoria Hospitalar tem como foco capacitar o profissional para identificar problemas em Gestão Hospitalar buscar soluções mediante a aplicação de instrumentos intrínsecos à própria gestão; além de atuar na gestão de hospitais, planejamento, programação, financiamento, controle, avaliação, regulação e auditoria em gestão hospitalar e sistemas de informação em saúde.


Liderança de Alta Performance tem como objetivo possibilitar novos paradigmas de liderança para uma atuação mais estratégica, ampliando as competências de liderança e as bases para a gestão de pessoas, com foco no processo de autoconhecimento, autoliderança, liderança de pessoas e de equipes.

 

 

Atualização em Enfermagem Neonatal e Pediátrica é constituído por três módulos. Direcionado para enfermeiros e estudantes de enfermagem que desejam se atualizar no assunto, que estão em busca de novos desafios e desejam obter mais aprendizado sobre a Enfermagem Neonatal e Pediátrica. A capacitação conta com módulos em Emergências Respiratórias, Terapia Intravenosa e Nutricional em pacientes neonatos e pediátricos.


O Curso Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente é constituído por seis módulos com periodicidade mensal. É direcionado a profissionais de diversas áreas e tem como foco o aprendizado sobre gerenciamento de processos em serviços de saúde.

 

 

Emergências Neonatais tem como foco a assistência imediata ao recém-nascido, uma vez que é indispensável para auxiliar sua adaptação ao ambiente extrauterino. Durante a capacitação o aluno aprimorará conhecimentos sobre prevenção de situações danosas e resposta imediata em situações emergenciais de extrema importância bem como a recepção fisiológica e a promoção do contato precoce do recém-nascido com a mãe.


Emergências obstétricas, que são situações que põem em risco a vida da grávida, exigindo uma resolução de resposta imediata por toda a equipe de saúde. O curso permitirá a avaliação por meio da sistematização da assistência de enfermagem e gerenciamento de risco permite ao profissional identificar os casos críticos, oferecendo a oportunidade de realizar os cuidados emergenciais à mulher no ciclo gravídico puerperal de forma segura, reduzindo o número de óbitos e garantindo um atendimento de qualidade.

 

 

Ana Paula Paixão - Assessora de Imprensa Santa Casa Montes Claros / 32292205






Voltar