[38] 3229.2000

RADIALIS SANTA CASA REALIZA 1º SIMPÓSIO NORTE MINEIRO DE TUMORES DO APARELHO DIGESTIVO

Somente em 2016, entre sessões e consultas, o hospital realizou 92.494 mil atendimentos relacionados ao tratamento oncológico

Apesar do cenário econômico que o país atravessa, a Santa Casa de Montes Claros, através da Clínica de Radialis, busca constantemente opções de tratamentos seguros e atuais para garantir a segurança do paciente assistido pela Instituição, além de manter o corpo clínico sempre atualizado.

 

Referência na região, dentro do cenário do tratamento oncológico, na próxima sexta-feira (04/08), a Clínica Radialis Santa Casa realiza o 1º Simpósio Norte Mineiro de Tumores do Aparelho Digestivo. De acordo com uma das organizadoras da iniciativa, a radioncologista Lucianne Costa Lima, o evento tem entre os objetivos atualizar os participantes sobre temas em voga, discutir novas tecnologias relacionados ao tema, além da troca de experiência entre os profissionais.

 

“O evento é um encontro de especialistas na área de tratamento do câncer do aparelho digestivo, ou seja, desde o câncer do esôfago até o câncer do canal anal, do reto. Será uma oportunidade de nós termos especialistas de renome nacional com experiência em novas drogas e tratamentos”, diz.


O público alvo são especialistas em cirurgia do aparelho digestivo, oncologia clínica, radioterapia, residentes da área de cirurgias e acadêmicos que já se direcionam para o estudo da área oncológica, além de profissionais que atuam na área do diagnóstico.

 

“Na oportunidade, teremos algumas sessões em que serão discutidos a propedêutica, os exames envolvidos no diagnóstico precoce desses casos oncológicos. Algum outro profissional que tiver interesse pode nos procurar na recepção da Radialis Santa Casa para avaliarmos a participação, uma vez que o espaço é limitado”, complementa Lucianne.

 

O Simpósio de tumores do aparelho digestivo está em sua primeira edição, porém a Clínica Radialis Santa Casa realiza anualmente simpósios com temas diversos com o objetivo de manter a educação continuada dos profissionais que atuam no contexto multidisciplinar da Instituição. A radioncologista explica que a iniciativa busca dar ênfase aos temas atuais de maneira que a equipe multidisciplinar possa abordar o paciente da melhor forma possível.

 

“Entendemos que a abordagem multidisciplinar é extremamente vantajosa para o paciente uma vez que buscamos oferecer os benefícios de cada especialidade. Dessa maneira, otimizamos o tratamento do paciente diminuindo os riscos e aumentando os benefícios”, explica.

 

Diagnóstico precoce

 

Somente em 2016, entre sessões e consultas, a Santa Casa de Montes Claros realizou 92.494 mil atendimentos relacionados ao tratamento oncológico. Entre os mais constantes então os tumores do aparelho digestivo, que nem sempre apresentam sintomas precocemente, porém alguns tipos como os tumores do reto e do intestino, se manifestam através de dores, sangramento nas fezes e emagrecimento. “Direcionados por esses sintomas, o paciente acaba procurando averiguar se há ou não um foco de tumor”, ressalta Lucianne.


Ela explica ainda que pessoas que tenham histórico familiar de câncer do intestino devem ter uma preocupação maior com o rastreamento, ou seja, procurar fazer exames que possam identificar lesões pequenas e em fases iniciais, como por exemplo a colonoscopia e a endoscopia digestiva.

 

“A orientação médica da área clínica é de extrema importância para avaliar se os sintomas podem estar relacionados a uma doençamais séria. O rastreamento e o diagnóstico precoce são basicamente a maneira mais importante de proporcionar a cura desses pacientes, uma vez que a doença avançada tem tratamento, mas já não tem mais cura na maioria das vezes”, diz.

 

Lucianne ressalta que o ideal é orientar as pessoas que apresentam fatores de risco, como histórico familiar, tabagismo, etilismo, consumo excessivo de carnes e alimentos industrializados, procurem realizar exames de rastreamento e que, aparecendo os sintomas, o paciente deve investigar a a possibilidade de ser uma neoplasia, ou seja, um tumor.

 

__________


Serviço: 1º Simpósio Norte Mineiro de Tumores do Aparelho Digestivo

Data: 04/08/2017

Horário: 12:30h às 19:00h

Local: Clínica Radialis Santa Casa (Av. Mestra Fininha, 621, Centro)

www.santacasamontesclaros.com.br/index.php/radialis/servicos


Programação






Voltar