Educação em Saúde

Projeto desenvolvido pelo Serviço de Nefrologia beneficia pacientes em tratamento de hemodiálise

Criado há três anos pelo setor de serviço social da Nefrologia da Santa Casa, o PAI – Projeto de Auxílio e Informação tem a proposta de promover ações de educação em saúde voltadas para o bem-estar dos pacientes.

Por meio da aproximação e envolvimento constantes entre a equipe do setor, pacientes e familiares, o projeto atua com a propagação de informações sobre saúde, cidadania e atualizações sobre o processo de tratamento da doença renal crônica e transplantes.

Em encontros mensais, a equipe da nefrologia reúne pacientes e familiares para discutir temas relevantes, tais como nutrição (alimentação saudável para o paciente em hemodiálise), benefícios da previdência social, a importância da higienização no tratamento de hemodiálise, além de assuntos relativos à psicologia e estado emocional dos pacientes.

Para a assistente social Carla Tiola Cândido, “a educação é um dos fatores fundamentais para os pacientes, pois, a partir do momento em que eles recebem as informações, passam a aceitar melhor a sua condição, o que contribui para o alcance de resultados positivos no tratamento e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida, com a minimização dos riscos de complicações que a doença pode gerar”, explica.